quarta-feira, 5 de março de 2014

Interpretação de texto





PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

Turma: 4º ano

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa

Conteúdos: Interpretação de texto, leitura e oralidade. Produção de texto.



OBJETIVO  ESPECÍFICO:

·       Ler  com compreensão e autonomia;

·       Interpretar as questões;

·       Produzir um texto de acordo com o tema proposto utilizando as convenções gráficas: paragrafação e pontuação.



DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:



1º dia

Passar no quadro o texto “A galinha e os ovos de ouro” juntamente com as questões; Pedir-lhes que leiam com atenção para uma maior compreensão textual.



2º dia

Reler o texto novamente observando a estrutura, personagens, enredo; Após, pedir-lhes que produzam uma história similar baseando-se na Fábula “A galinha e os ovos de ouro”; A história deve conter a mesma estrutura, mas personagens, ambientes, trama, devem ser diferentes.





RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro negro, materiais individuais do aluno.



AVALIAÇÃO:

·       Durante a leitura expontânea, verificar se o aluno lê com entonação e fluência.

·       Durante a interpretação observar se o aluno consegue responder com autonomia.





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:  http://pt.scribd.com/doc/127021328/Atividades-diagnosticas-5%C2%BA-ano







A galinha e os ovos de ouro

Esopo



Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:- Veja! Estamos ricos! Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço. Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou: “Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!”.

 Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.

Moral:

Quem tudo quer tudo perde.



1- No trecho “Levou o ovo ao mercado e vendeu –o por um bom preço”, a palavra sublinhada refere-se à

(      A) Bom.

(      B) Mercado.

(      C) Ovo.

(      D) Preço.



2- O homem ficou rico porque

(     A) Apanhou o ovo, correu para casa e mostrou para a esposa.

(     B) Descobriu que tinha no quintal uma galinha que botava ovos.

(     C) Matou uma galinha que tinha um tesouro dentro da barriga.

(     D) Vendeu ovos de ouro no mercado durante vários dias.



3- O ponto de exclamação em “Estamos ricos!” indica que o fazendeiro está

(A) Irritado.

(B) Surpreso.

(C) Tranquilo.

(D) Triste.



4- A história trata, principalmente, da: (Usar o dicionário)

(      A) Esperteza.

(      B) Ganância.

(      C) Ignorância.

(      D) Maldade.



5- Por que o fazendeiro resolveu matar galinha? 



6- O que o fazendeiro acreditou que havia dentro da galinha





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:  http://pt.scribd.com/doc/127021328/Atividades-diagnosticas-5%C2%BA-ano


                                                   







 

3 comentários:

  1. na atividade qual e a palavra que ta sublinhada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô procurando a palavra sublinhada também.

      Excluir
    2. Desculpe, sublinhei agora! Obrigada.

      Excluir