sábado, 26 de abril de 2014

Simulado matemática



PLANO DE AULA
     1.     IDENTIFICAÇÃO
Turma: 4º ano
Disciplinas envolvidas: Matemática
Conteúdos: Multiplicação por dois fatores, cálculo, exploração da tabuada; Desafios matemáticos.
• Adição
• Subtração
• Comparação entre as operações de adição e subtração
• Multiplicação
• Divisão 

      2.     OBJETIVO GERAL:
Reconhecer números naturais. Ampliar o repertório de estratégias utilizadas na resolução de diferentes tipos de operações e desafios matemáticos.

      3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
       *     Resolver operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
       *     Distinguir em uma soma as parcelas e a soma.
Aplicar e resolver as propriedades da adição.    
       *     Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença. 
       *     Relacionar a multiplicação com a adição. 
       *     Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. 
       *     Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. 
       *     Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o  quociente. 
       *     Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa. 
       4.     DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

1º momento
Entregar a atividade xerocada com atividades - desafios diversos (Simulado) para que leiam com atenção e respondam as questões de múltipla escolha; Serão 11 ao todo, tendo 1 questão adicional.

           5.     RECURSOS DIDÁTICOS: sulfite (xerox), materiais individuais do aluno.

           6.     AVALIAÇÃO:
*     Observar o interesse e questões dos alunos, bem como a resolução das atividades. Refletir se objetivos foram alcançados.

            7.     REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

      8- ANEXO – Simulado para xerocar.



1.      Na escola da Juliana tem 1546 alunos. O maior número que você pode escrever usando os algarismos
 1 – 5 – 4 – 6 é:
(  a  ) 1000                       (  b  ) 1546                           (  c  ) 6541                             (  d  ) 6000

2.      Na escola da Juliana tem 1546 alunos. O número 5 ocupa a ordem das:
(  a  ) Unidades                (  b  ) dezenas                    (  c  ) Centenas            (  d  ) Unidade de Milhar


3.      Pedro resolveu a operação no quadro e acertou:              4509 : 9
O resultado foi:
(  a  ) 501                            (  b  ) 51                           (  c  ) 59                           (  d  ) N.D.A

4.      Julia ganhou 12 caixas de balas com 24 balas de hortelã e Agatha ganhou 13 caixas de balas com 25 balas de morango. Quantas balas as duas ganharam ao todo?
(  a  ) 288 balas                     (  b  ) 613 balas                 (  c  ) 325 balas               (  d  ) 74 balas

5.      Paulo constrói móveis de madeira, ele demora, em média, três semanas para fabricar uma cadeira. Quantos dias aproximadamente ele demora para fabricar esta cadeira?
( a ) 7 dias.                                ( b ) 14 dias.                      ( c ) 21 dias.                   ( d ) 30 dias.
  
6.      Um número tem 9 unidades de milhar, 1 centena, 3 dezenas e 8 unidades. Este número é:
(  a  ) 9.013                               (  b  ) 9.038                             (  c  ) 9.108                            (  d  ) 9.138
  
7.      Os números que estão faltando na sequência abaixo são respectivamente:
30
40

60
70


(  a  ) 45 e 80.                     (  b  ) 50 e 75.                          (  c  ) 50 e 80.                     (  d  ) 50 e 90.

8. Na coleção de figurinhas do Ricardo estava sobrando 360 figurinhas, ele repartiu igualmente esta quantidade com seus amigos Pedro, Matheus e João. Quantas figurinhas cada um dos amigos de Ricardo recebeu?
(  a  ) 120                             (  b  ) 12                                 (  c  ) 363                         (  d  ) 257

9.Numa fazenda havia 5240 bois. Na feira de gado o fazendeiro vendeu 1199 bois. Há agora na fazenda:
(  a  ) 4199                             (  b  ) 4159                  (  c  ) 4041                           (  d  ) 6439

10. Eduarda foi à feira comprar frutas para revender em sua mercearia. Ela adquiriu na feira 33 caixas com 24 laranjas em cada caixa. Quantas laranjas Eduarda adquiriu ao todo?
(  a  ) 729 abacaxis              (  b  ) 57 laranjas           (  c  ) 9  laranjas             (  d  ) 729 laranjas


ALUNO (A).............................................................................................................................
Turma:....................................................................................... Data:.........../........./...........












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