terça-feira, 8 de abril de 2014

Desafios matemáticos



PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO
a)    Turma: 5º            
b)    Disciplinas envolvidas: matemática
c)    Conteúdos: Cálculo, exploração da tabuada, Raciocínio lógico matemático

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Resolver desafios envolvendo operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.


3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Realizar com autonomia o cálculo das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
·       Raciocinar problemas envolvendo as quatro operações.

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

Será entregue folha xerocada contendo desafios de múltipla escolha. Nas operações de multiplicação e divisão serão orientados a utilizar rascunho para elaboração de tabuada.

5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
·       Sulfite e demais materiais dos alunos.
6)    AVALIAÇÃO:
Observar as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização dos cálculos adequadamente bem como o acerto das questões.

7)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


8)    ANEXOS: Questões xerocadas.

  1. Pedro está escrevendo um grande letreiro com a palavra "canguru", pintando uma letra por dia. Ele começou a escrever o letreiro na quarta-feira e trabalha todos os dias. Em que dia ele irá terminar o letreiro?
Segunda-feira              Terça-feira                  Quarta-feira
Quinta-feira                 Sexta-feira

  1. Simão levantou-se faz uma hora e meia. Daqui a três horas e meia irá tomar o trem para a cidade de sua avó. Quanto tempo antes da partida do trem ele se levantou?
2 horas
4 horas
4 horas e meia
3 horas e meia
5 horas
  1. Um criador de galinhas tem caixas para armazenar 6 ovos e caixas para armazenar 12 ovos. Qual é o menor número de caixas que ele precisa para armazenar 66 ovos?
5
6
9
11
13
  1. Numa prova de matemática, a maioria dos alunos foi muito bem. Na realidade, 3/5 dos 50 alunos da classe obtiveram nota máxima nesta prova. Dessa forma, qual é o número de alunos que não obtiveram nota máxima nessa prova?
10
20
30
40
50
  1. Um carro possui um tanque de combustível cuja capacidade máxima é de 60 litros. O motorista percebeu que o tanque possuía 1/4 da capacidade máxima em combustível e não seria possível completar uma viagem planejada entre duas cidades. O motorista, então, vai ao posto de combustível e pede ao frentista para encher completamente o tanque.
10 litros
15 litros
30 litros
45 litros
60 litros
  1. No número 3498, qual número ocupa a ordem das unidades de milhar?
3
4
8
9
Nenhuma das alternativas.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


http://rachacuca.com.br/quiz/31374/problemas-de-matematica-i/

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