domingo, 27 de julho de 2014

Uso dos porquês

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

      a)    Turma: 5º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
      c)     Conteúdos: Uso dos porquês

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Compreender o uso da expressão porque em suas várias formas de acordo com a intenção da situação.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Formalizar o estudo do uso dos porquês, propondo aos estudantes compreender seu uso;
·       Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem.
·       Compreender a função do uso dos porquês no nosso dia a dia;
·       Internalizar as regras usuais dos porquês;
·       Desenvolver atenção e concentração; 

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Aula expositiva; Aplicar  questões problematizadoras:
·       Geralmente, quando queremos saber o motivo ou razão de algo, costumamos perguntar o “porquê” daquilo. Não é mesmo?
·       Na forma escrita, de que maneira você costuma escrever esta palavra?
·       Quais são as maneiras de escrita dos porquês vocês conhecem?
Explicar aos alunos que existem diferenças entre os porquês, passar as regras sistematizando. Oralmente explorar seu uso e após passar exercícios referentes ao conteúdo abordado para que resolvam coletivamente e após, individualmente.
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ATIVIDADES

1º atividade – Fazer coletivamente.

      1.     Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
      a)     Não sei o ----------- de tanta euforia.
      b)     Você não compareceu à reunião -----------------?
      c)     Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
      d)     --------------- não desiste dessa aventura maluca?
      e)    Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.

2º atividade – Fazer individualmente.

      2.     Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
      a)    Não fiz a pesquisa________estava doente.
      b)    _______ Marcela não conta toda a verdade?
      c)     Não quis ir ao cinema_________?
      d)    Nem imagino o_________dessa alegria.

      3.     Preencha as lacunas, usando o seguinte código:
a)   por que      b)   por quê         c)   porquê           d)   porque

(      )   Quer dizer que você não vai mesmo conosco,___________?
(      )   Não entendo o____________de suas atitudes.
(      )   Você sabe___________ela não passou no concurso.
(      )   Não fuja,___________toda fuga é fraqueza.

Tarefa – Finalize a atividade
(      )   Os maus momentos_________passaste serão inesquecíveis
(      )   Os amigos, não sei_________, foram sumindo um a um.
(      )   Agora entendo______votaste no “homem”…
(      )   Menina apaixonada chora sem saber___________
(      )   ____não tinha sono, fiquei na sala assistindo ao jogo
(      )   Qual seria a razão_______concordaram tão facilmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário