sábado, 30 de agosto de 2014

Simulado - matemática 5º ano

Escola Municipal “Dr. Claudio de Almeida e Silva”
PLANO DE AULA
      1.     IDENTIFICAÇÃO
Turma: 5º ano
Disciplinas envolvidas: Matemática
Conteúdos: Multiplicação, cálculo, exploração da tabuada; Desafios matemáticos; Adição; Subtração; Comparação entre as operações de adição e subtração; Multiplicação; Divisão; Medidas de valor; Decomposição, composição; porcentagem; numeração decimal.

      2.     OBJETIVO GERAL:
Ampliar o repertório de estratégias utilizadas na resolução de diferentes tipos de operações e desafios matemáticos.

      3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
       *     Resolver operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
       *     Distinguir em uma soma as parcelas e a soma. 
       *     Relacionar a multiplicação com a adição. 
       *     Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. 
       *     Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. 
       *     Resolver desafios envolvendo porcentagem;
       *     Compreender o processo decompositor de um número natural.

       4.     DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

1º momento
Entregar a atividade xerocada com atividades - desafios diversos (Simulado) para que leiam com atenção e respondam as questões de múltipla escolha; Serão 09 ao todo. Entregar uma folha rascunho para resolução das atividades.

        5.     RECURSOS DIDÁTICOS: sulfite (xerox), materiais individuais do aluno.

        6.     AVALIAÇÃO:
*     Observar o interesse e questões dos alunos, bem como a resolução das atividades. Refletir se objetivos foram alcançados.

        7.     REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA




      8- ANEXO – Simulado para xerocar.

 Aluno(a):.............................................................................................. Turma 5º..............
                  Professor(a):.........................................................................................Data:....................                 
1.    O valor do aluguel do apartamento onde João Vitor mora teve um aumento de 25%. Sabendo que ele pagava R$ 840,00, qual é o valor que João Vitor pagará após esse aumento?
(a)  R$ 210,00                                                      (b)  R$ 1050,00
(c)  R$ 530,00                                                      (d)  R$ 1260,00

2. O algarismo que está na ordem da dezena de milhar do número 587.603 é:
 ( a ) 8           ( b ) 5                 ( c ) 4                   ( d ) 3
           
3.  Pedro participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco meses depois estava 3,150kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?
(a)    14,250 kg
(b)    40,850 kg
(c)    48,500 kg
(d)    76,450 kg
                                                                 
4. Ontem, o termômetro marcou 32,4 graus centígrados. Hoje, a temperatura diminuiu 2,8 graus centígrados. Quantos graus centígrados o termômetro está marcando hoje?
( a ) 30,6          ( b ) 30,4             ( c ) 16,4               ( d ) 29,6


5. Franciele comprou três pedaços de fitas coloridas. Uma fita mede 1,48m, outra mede 1,09m e o terceira, 0,80m. Quantos metros de fita ela comprou?
( a ) 3,37cm      ( b ) 1,89 cm       ( c ) 2,57 cm         ( d ) 2,28 cm

6.    Observe o quadro de ordens
abaixo: 

Ao observar os números presentes no quadro de ordens, é correto afirmar que a leitura do número é:


(a)  Um inteiro.                   (b)  Um décimo.
(c)  dez décimos.                (d)  Um centésimos.


      7.     Se Julia dividir o número 4 por 8. Obterá como resultado:
( a ) 2            ( b ) 5                     ( c ) 4                       ( d ) 0,5

      8.    Em uma cesta havia 360 limas. Dessas 5% estragaram. Quantas limas estavam estragadas? 
( a ) 180         ( b ) 1,18                ( c ) 0,18                  ( d ) 18

      9.    50% de um número é 1600, então o número é:

( a )  2200      ( b ) 8000             ( c )  600                 ( d )  3200

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