sábado, 6 de junho de 2015

Avaliação Língua Portuguesa

                 Escola Municipal. Dr. Cláudio de Almeida e Silva. Ed. Infantil e Ensino Fundamental.
                 ALUNO(A):  ____________________________________________
                 PROFESSOR(A):________________________________________
                      5º ano ______  DATA: ____/____/____ 2º BIMESTRE                                               
                                                                                            VALOR: 3,0              
                                                                          
        AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA             Nota:_____
A T E N Ç Ã O
Preencha o cabeçalho.
Evite pedir material emprestado durante a prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova
Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder
as questões.
Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.

 Leia.
 Texto I

O silêncio do rouxinol

[...] Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.

CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.

Compreensão textual: (1,5 ponto)

 1. O fato que gera o conflito na história é o pássaro: (0,2 ponto)
(A) possuir uma voz excepcional.    
(B) ter emudecido.  
(C) ser um rouxinol.    
(D) encantar a vizinhança.

  2. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de: (0,2 ponto)

(A) de vez em quando.                                             (B) durante muito tempo.
(C) pousado em um fio.                                            (D) sem cobrar por isso.

  3. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem: (0,2 ponto)
(A) não entender a tradução.   
(B) ficar desesperado.  
(C) libertar o rouxinol.   
(D) silenciar o rouxinol.

  4. O trecho do texto que contém uma opinião é: (0,2 ponto)
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”  
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”             
(D) “E lhe devolveu a liberdade.”

   5. Qual o real motivo pelo qual o homem ter adquirido o rouxinol? (0,2 ponto)
R.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

   6. Explique o porquê do rouxinol ter se silenciado, dê sua opinião: (0,3 ponto)
R.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    7. No trecho: (0,2 ponto)
[...] A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.

A expressão em destaque significa:
(     ) silenciar.
(     ) distanciar.
(     ) sussurrar.

GRAMÁTICA (1,5 ponto)



1)    Preencha as lacunas utilizando: (0,4 ponto – 0,1 cada)
Porque, porquê, por que, por quê.

a)    _________ você prendeu o rouxinol?
b)    Prendi o pássaro __________ achei que era o certo.
c)     E soltou ele _________ ?
d)    Até agora não entendi o ________ de tê-lo solto, acho
que senti ele um pouco triste!

2)    Assinale a opção que tem a sequência correta para completar a oração abaixo:
(0,2 ponto)
       - ______________ será que ele fala tanto?
       - Não sei. Deve ser ___________ em casa ninguém lhe dá atenção.
a) (     ) Porquê  /  por que
b) (     ) Porquê  /  por quê
c) (     ) Por que /  porque
d) (     ) Por que /  por que
e) (     ) Por que /  por quê
  3) Identifique o sujeito (Assinale se é simples ou composto), núcleo do sujeito e o predicado das orações a seguir. (0,6 ponto – 0,1 cada)

a)        Um homem comprou um rouxinol.
    Sujeito: ___________________________________________________
    (        ) Sujeito Simples             (      ) Sujeito Composto
    Predicado: _________________________________________________
         b)     A gaiola havia sido transportada para uma varanda.
    Sujeito: ____________________________________________________
     (       ) Sujeito Simples             (      ) Sujeito Composto
    Predicado: _________________________________________________

      
4)    Analise a imagem, produza uma “Oração” criativa e após identifique “Sujeito e Predicado” presentes na mesma: ( 0,3 ponto – 0,1 cada)
ORAÇÃO:..........................................................................................................................................................................................................................................

SUJEITO:........................................................................................................................................................

PREDICADO:................................................................................................................................................

5) Ilustre a história ( 0,1 ponto adicional)





















BOA PROVA!

FONTE: http://educarlg.blogspot.com.br/2013/03/atividades-do-6-ao-9-ano_1789.html

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.