domingo, 8 de julho de 2012

Projeto conto de fadas_ João e Maria

Projeto Conto de Fadas - João e Maria
Educação infantil
Conto: João e Maria – Irmãos Grimm





Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para os manter. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer a sua carne. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima.
Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher tinha morrido, e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
1 AULA
1º passo_ Aproximar os alunos confortavelmente a você professor/ educador; 
2º passo_ Mostrar-lhes o livro e deixar que os observe e até mesmo manuseiem para lhes despertar a atenção sobre o mesmo; (Aproveitar o momento para conversar e falar sobre a importância do livro em si, citar os autores e com a biografia em mãos comentar sobre eles);
3º passo_  Valer-se desse momento, tirar algumas dúvidas que surgirem e instigar os alunos a participarem de uma conversação prazerosa sobre a apresentação do livro para que estes sintam curiosidade sobre a história;
4º passo_  Questione as crianças se elas conhecem João e Maria;

Conteúdos a serem explorados:
_ Oralidade;
_ Substantivos próprios: Nomes: João e Maria;
Desenvolver a aula explorando no contexto da sala os nomes dos alunos, instigando-os a falarem seus nomes e abordar a questão do sobrenome dos mesmos, pode-se inicialmente você próprio professor citar o seu para que os alunos percebam a importância e sua iniciativa;
Após, coletivamente escrever um cartaz dos seus nomes para expor na sala de aula, escrever em ordem alfabética destacando a primeira letra do nome de cada criança;
Dizer-lhes que todos estarão participando desta história então não poderia faltar nesta listagem o nome de João e Maria;
_ Gênero masculino e feminino: Menino e menina;
Conversar sobre os gêneros masculino e feminino: Quem é a menina da história? Quem é o menino? Por que você acha que Maria é a menina? ... Espera-se que eles percebam que não é só pelo nome e que falem sobre algumas características percebidas inicialmente só pela amostragem do livro ou pela percepção de vivência de cada aluno;
_ Sistema de numeração decimal – João e Maria: Quantas crianças? Duas – dois;
Escrever no quadro o número 2 ( Lembrando sempre que o aluno de Educação infantil não necessita registrar e que você tende a proporcionar para os mesmos um ambiente alfabetizador);
Pode-se neste momento construir um gráfico – meninos – meninas presentes na aula (Fazer a contagem oral).

2 AULA
1º passo_ Colocar uma música clássica para que os alunos relaxem;
2º passo_ Conversar com os alunos retomando a aula anterior, estimulando-os a falarem o que ocorreu, o que aprenderam, se gostaram ou não;
Espera-se que haja um envolvimento das crianças ao relatarem suas impressões sobre o projeto inicial;
3º passo_ Instigar os alunos a falarem o que gostariam de aprender sobre a história, se gostariam de conhecê-la;
4º passo_ Ler a história; ( Ler com conhecimento da mesma para que os alunos se sintam motivados a ouvi-la com atenção e participação);

Conteúdos a serem explorados:
_ Oralidade;
Dialogar sobres os personagens da história dando enfoque à família presente na mesma; Quem são? Qual o papel de cada um?
João e Maria são? Espera-se que as crianças digam que são irmãos;
Perguntar-lhes se eles tem irmãos; Deixar que falem livremente sobre os membros de sua família; (Lembrando que é regra falar um de cada vez).

ATIVIDADE
Entregar-lhes um sulfite, pedir-lhes que desenhem a família de João e Maria. ( Criação de desenho livre).
_ Expor na sala de aula. ( É muito importante, pois assim ele (aluno) se sentirá valorizado em suas produções.

3 AULA
1º passo_ Iniciar a aula cantando músicas infantis ( Como há muito repertório, seria interessante apresentar cantigas populares; Como sugestão para essa aula:
Se essa rua fosse minha
Se essa rua
Se essa rua fosse minha 
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar
Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te quero bem
2º passo_ Apresentar novamente o livro e lê-lo, explorando a história e suas ilustrações;

3º passo_ Conversação sobre a história dando ênfase ao pai de João e Maria;
Como vocês acham que ele é? Por quê? Explorar características físicas (adjetivos), sentimentos; Espera-se que haja uma aula participativa e que os alunos percebam o papel desse pai na história;
4º passo_ Dialogar com os alunos sobre profissões; Pode-se iniciar este debate explorando sua própria profissão (professor); Retornar à história perguntando qual a profissão do pai de João e Maria (lenhador) – Explicar o que faz um lenhador; Trazer para a vivencia deles indagando sobre a profissão de seus pais; ( Tomar o máximo cuidado ao entrar no âmbito familiar dos alunos, pois algumas famílias são desestruturadas e algumas crianças podem não conhecer seus pais).

Conteúdos a serem explorados:
_ Características físicas (Adjetivos) – Alto- baixo- loiro-moreno... Etc.
Ao trabalhar as características, pode-se estar explorando na visão dos alunos a diferença entre o filho João e seu pai; Quem é alto? Qual deles é baixo? Por quê?
_ Profissões;
_História da família no contexto profissional.

ATIVIDADES
Com algumas revistas, encontrar junto com os alunos pessoas exercendo suas profissões; através de recorte e colagem montar um mural ( Pode-se utilizar cartolina para este trabalho); Após nomear oralmente com os alunos os profissionais encontrados e explorar o que cada um faz).



4 AULA –

Escrever João e Maria no quadro nomeando suas letras e contando quantas tem.
1º passo_ Colocar uma música em que a letra fale de família;

SUGESTÃO: Música de Régis Danese (Família), Música - Oração Pela Família (Padre Zezinho), Aline Barros – (Família), RAP DA FAMÍLIA - Diante do Trono

2º passo_ Contar a historia dramatizando os episódios e as falas; Errar voluntariamente algumas falas como: Era uma vez três crianças... ( Eles vão perceber o erro e falarão que eram duas); Ou, que se chamavam José e Maria ( Não é professora, é João e Maria); Fazer esse jogo até o final onde estará despertando a atenção do aluno para a história. ( Lembrar professor que ler não é o mesmo que contar) e nesta aula será contada a história.

Escrever FAMÍLIA no quadro nomeando suas letras e contando quantas tem.
3º passo_ Incitar os alunos a comentarem a história, conversar sobre a família citada na história; quem faz parte? Quais seus nomes? E amor, vocês acham que eles sentiam? O que é amor para vocês? Quais outros sentimentos bons que podemos sentir pelos outros? ( carinho, respeito, dedicação, atenção...); Deixar-lhes que debatam sobre esta conversa motivando-os sempre a falar o que sentem e o que sabem em sua vivência. Pode-se também comentar a letra da música apresentada ( O que fala? Personagens citados?).
4º passo_ Perguntar se algum aluno gostaria de falar sobre sua família ( Não interromper seu relato, mas motivá-lo a falar. Levá-los a compreender que mesmo que falte algum integrante importante na sua família, os que moram com ele(a) são partes de uma família e que há valores a serem considerados e respeitados;

Conteúdos a serem explorados:
_ Oralidade;
Dialogar sobre os personagens da história dando ênfase à família presente na mesma; Quem são? Qual o papel de cada um? E o pai? Quem é? Existe uma mãe na história? Onde ela estava? ( Entender que neste debate o aluno venha a perceber que existem vários tipos de família e é essencial que você professor comente sobre eles... ( Na história eram o pai, dois irmãos (João e Maria) e a madrasta); trazer para nossa vivência; Professor seria interessante você discorrer sobre sua família abordando somente o essencial;
_ Sistema de numeração decimal – quantidade;
_ Valores;
_ Musicalização;
_Criação de desenho.

ATIVIDADE
Entregar-lhes um sulfite, pedir-lhes que desenhem sua família. ( Criação de desenho livre).
Nomear com eles em suas produções o desenho referente a cada integrante.
_ Expor na sala de aula. ( É muito importante, pois assim ele (aluno) se sentirá valorizado em suas produções

CONTINUA...
Débora Francischini

Nenhum comentário:

Postar um comentário