quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sílabas tônicas

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

      a)    Turma: 4º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
      c)    Conteúdos: Sílaba tônica; Poema; Compreensão textual: gênero- poema; Oralidade.

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer características das Sílabas Tônicas, classificando-as corretamente.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*     Formalizar o estudo das sílabas tônicas, propondo aos estudantes compreender seu uso;
*     Internalizar conceitos da classificação das sílabas tônicas;
*     Desenvolver atenção e concentração; 
*     Identificar a sílaba tônica em uma palavra;
*     Compreender a presença das sílabas tônicas e átonas nas palavras,
percebendo a diferença entre sons abertos e sons fechados.
*     Interpretar poemas.
*

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Passar no quadro o conceito inicial e após os exercícios gramaticais para que em seguida resolvam as atividades referentes ao conteúdo (Sílabas Tônicas).
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
                  Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.

7)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://segundociclo.webnode.pt/products/silabas-tonicas/


Trabalhar o conceito de sílabas tônicas neste primeiro momento sem classificar as sílabas, somente encontrar a sílaba mais forte, reconhecê-la, mas sem nomeá-las.
CONCEITO
SÍLABAS TÔNICAS E CLASSIFICAÇÃO
Todas as palavras, com mais de uma sílaba, têm uma (sílaba) que se pronuncia com maior intensidade. A essa sílaba chamamos sílaba tônica e as outras com menos intensidade chamamos sílabas átonas.
Exemplo: Por-tu-guês.

        1 – Leia o texto com atenção:
Relâmpago
O meu cachorro Relâmpago
acordou com sarampo.
Veio a dona Manuela:
“Deve ser varíola”.
E depois a dona Dora:
“Pra mim é catapora”.
E a dona Fabíola:
“Me parece varíola”.
Por fim, o veterinário:
“Oh, que belo disparate!
O cachorro se manchou
é com molho de tomate”.
Sérgio Caparelli
a) Qual é o nome do autor? ___________________________________________
b) Como se chama o cachorro? _______________________________________
c) O que aconteceu com o cachorro? ___________________________________
d) Quem esclareceu o mal entendido? __________________________________

2- Ler o poema dando ênfase às sílabas tônicas.

3- Separe as sílabas, circule as sílabas tônicas (sílaba mais forte) e classifique em: última, penúltima ou antepenúltima:
      a)     Relâmpago:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ Re-lâm-pa-go / Antepenúltima
      b)     Sarampo:_______________________________________
      c)      Belo:___________________________________________
      d)     Fé: ____________________________________________
      e)     Café:___________________________________________
      f)      Cambé:_________________________________________
      g)     Disparate:_______________________________________
      h)     Tomate:_________________________________________
TAREFA:
Continue como no exercício anterior: (Treinando sílabas tônicas)
a)     Chulé:_________________________  e) Médico:_______________________________
b)     Três:__________________________  f) Tênis:_________________________________
c)      Ônibus:_________________________g) Rápido:_______________________________
d)     sabão:__________________________e) Através:_______________________________

4 comentários:

  1. Grata. por compartilhar, esses planos de aulas, que me auxiliado muito.

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  2. parabéns... gostei muito

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