domingo, 27 de julho de 2014

Sílabas Tônicas

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

      a)    Turma: 4º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
      c)     Conteúdos: Sílaba tônica.

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer características das Sílabas Tônicas, classificando-as corretamente.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*   Formalizar o estudo das sílabas tônicas, propondo aos estudantes compreender seu uso;
*     Internalizar conceitos da classificação das sílabas tônicas;
*     Desenvolver atenção e concentração; 
*     Identificar a sílaba tônica em uma palavra;
*     Compreender a presença das sílabas tônicas e átonas nas palavras,
percebendo a diferença entre sons abertos e sons fechados;
*     Interpretar poemas;
*     Classificar as sílabas tônicas.
*     Revisar classificação das sílabas tônicas.

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Passar no quadro os exercícios gramaticais para que em seguida resolvam as atividades referentes ao conteúdo (Sílabas Tônicas). 
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.

7)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nomeline Anglo


NÚMERO DE SÍLABAS E TONICIDADE

1) Faça a divisão silábica e sublinhe a sílaba tônica. Classifique as palavras quanto ao número de sílabas e quanto à posição da sílaba tônica conforme o modelo:
amiguinho: a – mi – gui – nho: polissílaba e paroxítona

a) compreensível: ____________________________________________________
b) elástico: _________________________________________________________
c) fértil: ___________________________________________________________
d) lâmpada: ________________________________________________________
e) informação: ______________________________________________________
f) macaco: _________________________________________________________
g) telegrama: _______________________________________________________
h) Líquido: _________________________________________________________
i) cafezal: __________________________________________________________
j) elegante: _________________________________________________________
k) prato: ___________________________________________________________

2) Indique a única palavra proparoxítona no quadro:
palavra – liberdade – amor – ótimo – amanhã – disco

3) Indique as palavras paroxítonas no quadro:
teste – jornal – empresa – astrônomo – instante 

4) Agora indique as oxítonas:
Japão – China – bandeirante – opinião – jacaré – texto


TAREFA
Separe as sílabas e classifique as palavras quanto sua tonicidade:

Ex. Café: Ca-fé / oxítona
     a)    Canção:..........................................................................................................
     b)    Impossível:......................................................................................................
     c)     Trânsito: .........................................................................................................
     d)    Tucano: ...........................................................................................................
     e)    Frase: .............................................................................................................
     f)      Fé: ...................................................................................................................
    g)    Página: ............................................................................................................


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