PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 4º
b)
Disciplinas
envolvidas: Língua portuguesa
c)
Conteúdos: Sílaba
tônica.
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Conhecer características das Sílabas
Tônicas, classificando-as corretamente.
3)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Formalizar o estudo
das sílabas tônicas, propondo aos estudantes compreender seu uso;
Internalizar
conceitos da classificação das sílabas tônicas;
Desenvolver atenção e concentração;
Identificar a sílaba tônica em uma palavra;
Compreender a presença das sílabas tônicas e
átonas nas palavras,
percebendo a diferença entre sons abertos e sons
fechados;
Interpretar poemas;
Classificar as sílabas tônicas.
Revisar classificação das sílabas tônicas.
4)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Passar no quadro os
exercícios gramaticais para que em seguida resolvam as atividades referentes ao
conteúdo (Sílabas Tônicas).
5)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro
negro, caderno individual do aluno e demais materiais.
6)
AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e
resolução das atividades.
7) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nomeline
Anglo
NÚMERO DE SÍLABAS E
TONICIDADE
1) Faça
a divisão silábica e sublinhe a sílaba tônica. Classifique as palavras quanto
ao número de sílabas e quanto à posição da sílaba tônica conforme o modelo:
amiguinho:
a – mi – gui – nho: polissílaba e paroxítona
|
a) compreensível:
____________________________________________________
b) elástico:
_________________________________________________________
c) fértil:
___________________________________________________________
d) lâmpada: ________________________________________________________
e) informação:
______________________________________________________
f) macaco:
_________________________________________________________
g) telegrama: _______________________________________________________
h) Líquido:
_________________________________________________________
i) cafezal:
__________________________________________________________
j) elegante: _________________________________________________________
k) prato:
___________________________________________________________
2)
Indique a única palavra proparoxítona no quadro:
palavra – liberdade – amor – ótimo – amanhã –
disco
|
3) Indique
as palavras paroxítonas no quadro:
teste
– jornal – empresa – astrônomo – instante
|
4) Agora
indique as oxítonas:
Japão
– China – bandeirante – opinião – jacaré – texto
|
TAREFA
Separe as sílabas e classifique as palavras
quanto sua tonicidade:
Ex. Café: Ca-fé / oxítona
a)
Canção:..........................................................................................................
b) Impossível:......................................................................................................
c) Trânsito: .........................................................................................................
d) Tucano: ...........................................................................................................
e) Frase: .............................................................................................................
f) Fé: ...................................................................................................................
g)
Página:
............................................................................................................
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