domingo, 27 de julho de 2014

Uso do Mas e Mais.

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

                  a)    Turma: 5º            
                  b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
                  c)     Conteúdos: Uso do mas e mais

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Compreender o uso da expressão mas e mais em suas várias formas de acordo com a intenção da situação.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Formalizar o estudo do uso dos mas e mais, propondo aos estudantes compreender seu uso;
·       Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem.
·       Compreender a função do uso dos mas e mais no nosso dia a dia;
·       Internalizar as regras usuais dos mas e mais;
·       Desenvolver atenção e concentração; 

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Explicar aos alunos que existem diferenças entre os mas e mais, passar as regras sistematizando. Oralmente explorar seu uso e após passar exercícios referentes ao conteúdo abordado para que resolvam coletivamente e após, individualmente. 
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
                 Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.
            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Conceito
1. O uso do mas (substitua-o por entretanto, porém).
Ex.: Ela disse que compraria o livro, mas ela não o fez.
* Utilizamos sempre vírgula antes do MAS.
Fui ao baile, mas não dancei.
(quem vai ao baile, geralmente, dança...a oposição a essa ideia é "mas não dancei")
Comi, 
mas não engordei. 
(no exemplo temos a primeira ideia que é "Comi" que pressupõe que quem come, se alimenta, e, consequentemente, engorda. Já na segunda oração vem a oposição a essa ideia "mas não engordei".)
Se tiver dúvida quanto ao uso do MAS basta substituí-lo por: porém, contudo, todavia, entretanto
Se for possível a substituição use MAS: Gosto de navio, porém (mas) prefiro o trem.
=Ele falou muito bem; todavia (mas) não foi como eu esperava.
=Tentou, mas (porém, todavia, entretanto) não conseguiu.
2. Mais é o antônimo de menos.
Ex.: Quanto mais vejo a indignação do povo, mais tenho esperança no Brasil.
Mais servira se não fora para tão longo amor tão curta a vida. (Camões – Sete anos de pastor)
"Não, ela é MAIS que uma boa professora..."
·                  Mais - é advérbio (termo que intensifica ou diminui circunstâncias) Termo invariável (não vai para o plural) - tem sempre o sentido de soma, de quantidade, de intensidade. Um bom macete é trocar a palavra mais por menos, se o sentido for o mesmo então o correto é usar o MAIS.
Outros exemplos:
·                  Eu quero mais sorvete. (Eu quero menos sorvete)
·                  Eu gosto mais de estudar que brincar. (Eu gosto menos de estudar que brincar)


ATIVIDADES

1º atividade – Fazer coletivamente.

Mais ou Mas???

- Pai é um negócio fogo. O meu é _________ ou menos. Deixa jogar bola na rua, _________ nada de chegar perto da avenida.
- O Chico chorou, fez malcriação, _______ quando o pai diz não, é não mesmo, e não se fala __________ nisso.

Então...

1)  Agora, complete as frases com as palavras mas ou mais.

a)   De vez em quando, sempre dá briga no jogo, ________ é normal.
b)   Coloque __________ açúcar, _________ não deixe o suco muito doce.
c)    Gosto muito de dançar, _______ detesto quando pisam no meu pé!
d)   É muito ____________ divertido brincar ao ar livre, ________ só quando está fazendo calor!
e)   Sara está doente. ________ será que ela tem se alimentado bem?
f)     Hoje estou cansada, __________ ainda preciso estudar.
g)   Talvez ele esteja ___________ animado amanhã, _________ hoje ele está muito triste.
h)   Saber o que você falou de mim não é __________ importante. _________ gostaria que você parasse com isso.
i)     ___________ você está errado quando diz que ela não gosta __________ de sair contigo!

TAREFA


2) Crie duas frases: em uma delas use Mais e na outra use Mas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário