VALOR: 4,0
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA
PORTUGUESA Nota:_____
|
Preencha o cabeçalho.
Evite pedir material emprestado durante a
prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova
Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com
calma, pensando bem antes de responder
as questões.
Não se esqueça de
revê-las, antes de entregá-la.
Leia.
Texto I
Lukas,
o menino verde!
Esta história aconteceu em minha
escola. Meu nome é Mariana, tenho 12 anos, sou loira, olhos verdes, sou muito
popular na escola e no bairro onde moro!
Tudo começou em uma manhã de inverno,
há dois anos atrás. 8:00h, o sinal da escola, fila dos alunos, a professora,
mas, de repente eis que vejo, no final da fila, um aluno novo. Fiquei muito
curiosa, pois este aluno estava com um casaco enorme e de capuz. Não conseguia
vê-lo!
Na escola, tudo transcorria
normalmente, a mesma rotina, menos é claro, pela chegada do aluno novo. Seu
nome, Lukas! A professora o apresentou à classe e disse que o aluno estava
vindo de outro estado. “ __ Seja bem vindo Lukas!”
Mas, não foi tão bem recebido assim,
logo algumas crianças perceberam que a pele do garoto possuía um tom... Verde!
“__Isso não é normal, isso é diferente! Ele é diferente!” E, logo surgiram os
apelidos: Hulk, limãozinho do agreste, chuchu, Lanterna verde, Tartaruga
Ninja...
Agora eu entendia toda aquela roupa,
ele simplesmente se escondia, se escondia de nós, do mundo, se escondia dele
mesmo! Agora os dias já não eram os mesmos, aquela rotina diária, modificada
com a chegada de Lukas, o menino verde!
Certo dia, eu e meus amigos, estávamos
sentados no pátio do colégio, conversando, brincando. Foi quando, olhei e vi o
Lukas, em um canto, sozinho... Fiquei com pena, logo pensei em ir conversar com
ele, mas, não fui... Os outros alunos, foram, mas não para fazer amizade,
estavam provocando-o, xingando. Só. Ele, o menino verde, se encolhia em seu
mundinho e ali ficava. Eu percebi que a professora ao longe só observava.
Com a chegada da primavera, as flores
a desabrochar, já embelezam e perfumavam o ambiente. Hoje seria uma aula
diferente! “__Uma aula perfumada”. Disse a professora!
E, foi...
A professora, cantou, narrou e
conversou, sobre amizade, respeito, amor ao próximo. Também falou sobre, ódio,
mágoa, dor, revolta. Ela chorou quando falou sobre a tristeza! Ela se alegrou
quando falou sobre o amor! E nos perguntou:
___ Vocês são iguais?
Começamos a nos olhar.
___ Não, não somos iguais!
Entendemos que somos todos diferentes!
E todos os alunos procuravam com o olhar, o menino verde! Nesse dia, ele não
estava presente!
A professora continuou e disse: “...
Somos diferentes, porém, essas diferenças são que nos fazem especiais, nos
fazem únicos!
Comecei a repensar minhas atitudes, meu
jeito, minhas falas, o quanto devo ter magoado. Fiquei triste e pelo jeito meus
amigos também, porque podia-se perceber no olhar deles um brilho diferente, um
diferente especial! E, um perfume diferente pairava no ar, o perfume da
compreensão, do amor...
De repente, a professora interrompeu
nossos pensamentos:
___ Classe, hoje nosso amigo, o Lukas,
precisou ir para o hospital, ele não passou muito bem esta manhã.
Foi então que a professora relatou que
o Lukas estava passando por um momento delicado em sua vida, uma doença no
fígado. E, era por isso que sua pele tinha aquele tom, um pouco verde,
amarelada.
Ficamos tristes, mas torcendo por sua
recuperação! Gostaria de ter ido visitá-lo, porém não podíamos, então,
escrevíamos cartas e mais cartas para ele. “Lukas, melhore logo! Estamos
esperando por você”.
E em cada carta, um pedido de
desculpas!
Francischini.
Débora Wanêssa. Professora/ Pedagoga/
Escola
Municipal Dr. Cláudio de Almeida e Silva. Londrina. PR.
Compreensão textual:
(2,6 ponto)
Compreensão textual:
3. “...Ele, o menino verde, se encolhia em seu mundinho e ali ficava...” Neste trecho, dá-se a entender que o menino:
1. O fato que gera o conflito na história é:
(A) Mariana ser loira e ter olhos verdes.
(B) Lukas ser um estudante.
(C) Mariana discriminar Lukas.
(D) Lukas possuir o tom de pele diferente.
2. No trecho “...Comecei a repensar minhas atitudes.”, a palavra “repensar” tem o sentido de:
(A) Reexaminar. (B) Cobrar.
(C) Dialogar. (D) Conversar.
(A) Não ligava para o que acontecia.
(B) Ficava desesperado e chorava.
(C) Estava com frio, por isso se encolhia.
(D) Se sentia triste e então se silenciava.
4. Qual é o tema central do texto?
(A) A primavera, estação das flores.
(B) Se comportar na escola.
(B) Se comportar na escola.
(C) Amizade.
(D) Discriminação.
Responda:
5. Quem são os personagens principais? Quais suas características?
R.Mariana, tenho 12 anos, sou loira, olhos verdes, sou muito popular na escola.
Lukas, possuía o tom de pele diferente e era muito quieto.
Lukas, possuía o tom de pele diferente e era muito quieto.
6. Retire do texto um trecho em que se percebe a presença do narrador como personagem:
R. Esta história aconteceu em minha escola. Meu nome é Mariana.
7. A professora provoca uma mudança de atitude nos alunos, que mudança é essa?
R. Começaram a repensar suas atitudes...
8. No trecho:
[...]“Lukas, melhore logo! Estamos esperando por você”. E em cada carta, um pedido de desculpas!
Pense e dê sua opinião. Se você fosse o Lukas, o que escreveria para os alunos?
R.____PESSOAL____________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
9. No texto, o menino se sente diferente dos outros, o que intensifica a solidão dele. Ser diferente dos demais gera solidão? Você já se sentiu excluído ou sozinho por ser diferente dos outros? Qual é sua opinião sobre isso?
R._____PESSOAL____________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
|
1)
Preencha
as lacunas utilizando: AH, HÁ, A e
assinale
a sequência correta: ( 0,4 ponto – 0,1 cada)
a) ____HÁ____ muitos dias eu não vejo o
Lukas, o menino
Verde.
b) Mariana era ____ A____ menina mais
popular da escola.
c) __AH___ ! Eu espero que o Lukas melhore
logo!
d) __A___ professora ensinou o quanto é
importante o
respeito e o amor ao próximo.
( )
a – há – ah – a ( ) há
– há – ah - a
( )
a – a – ah – a ( x ) há – a – ah - a
2) Classifique
os advérbios em destaque: (
0,6 ponto – 0,1 cada)
( 1º ) Mariana estuda aqui. ( 2 ) modo
( 2º ) Lukas andou depressa. ( 3 ) intensidade
( 3º ) Mariana mais depressa. ( 1 ) lugar
( 4º ) A professora chegou cedo. ( 5 ) negação
( 5º ) Não xingue o Lukas. ( 4 ) tempo
( 6º ) Talvez ele receba alta
amanhã. ( 6 ) dúvida.
3) Circule
os advérbios das frases e classifique-os: ( 0,4 ponto – 0,1 cada)
a) Isso não é normal, isso é diferente.
(....................negação.........................)
b) ___ Classe, hoje nosso amigo, o Lukas,
precisou ir para o hospital, ele não passou muito bem esta manhã.
(...................tempo..........................)
-
(...................tempo..........................) -
(..................negação...........................)
|
Boa prova! Eu acredito em você!
Parabéns!
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirBom dia, precisava das respostas.Obrigada.
ResponderExcluirBoa noite, questões respondidas!!!
ExcluirBoa noite, também precisava do gabarito, muito boa avaliação.
ResponderExcluirBoa noite, questões respondidas!!!
Excluir