Avaliação de Língua Portuguesa – 4º Bimestre Valor: 5,0
Nota:_____
1 - Leia com atenção o
texto:
TEXTO 1- O PRESENTE DE NATAL
Ele abraçou o pacotão feito com
papel colorido e enfeitado com fitas cheirosas. Desceu a rua com seus passinhos
curtos, arrastando o chinelo surrado e enfeitando o caminho com seu sorriso de
criança contente.
Entrou em casa gritando pela mãe e
sacudindo o pacote pelos ares. A mãe veio ver e os irmãos também.
Abriu a caixa. Tinha ganhado um jogo
do padrinho. Um jogo colorido, cheio de desenhos bonitos, com dados, fichas e
bolinhas.
Sentiu-se senhor importante, dono de
um brinquedo! E poderia convidar os amigos para jogar. E convidou mesmo, mas
fez um por um lavar as mãos e enxugarem direitinho, antes.
O natal passou. E lá foi ele capinar
junto com seu pai. De vez em quando no suor da tarde, vinha lhe a lembrança do
brinquedo e os suores do cansaço eram esquecidos.
Nas noites gostosas de dezembro
ficava jogando, até quando o sono vinha e ele assim, adormecia.
Jogou por muito tempo e nem percebeu
que seu brinquedo já estava ficando velho, os desenhos estavam perdendo as
cores e o encantamento, e o cheiro da novidade não existia mais. Mesmo assim,
era o importante dono do brinquedo que divertia as crianças da vizinhança.
Uma tarde quando chegou em casa
depois de um dia de cansativo trabalho, teve o rosto banhado de lágrimas, pois
viu seu irmão (o menor de todos) rasgando seu precioso brinquedo lá no fundo do
quintal. Berrou, bateu os pés, e a mãe no desespero por não saber para que lado
acudir, quase lhe jogou o tacho de sabão na cabeça.
Nesse dia ele foi o mais infeliz dos
meninos. Deitou cedo e as lágrimas molharam o travesseiro.
Isso faz um tempão que aconteceu.
Não sei se ele já esqueceu de tudo. Acho que não.
Mas seja lá como for, tomara que
neste natal ele ganhe de novo um brinquedo, porque quando se é criança, é muito
importante ter um brinquedo. E mais importante ainda é ser feliz.
CASA BRANCA, Têne
Estudo do texto 1 e
texto 2 - (Valor:
2,0)
2 - Responda: (
0,8 ponto – 0,2 cada)
a) O menino se sentiu importante por quê?
R.________________________________________________________________________________
b) Quando não estava em casa, o que o menino fazia para
ajudar sua família?
R.________________________________________________________________________________
c) Certou dia quando o menino chegou em casa ficou muito
triste, o que aconteceu com ele?
R.________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
d) Você concorda com a autora do texto com que ela disse
no final da história? Justifique sua resposta:
R.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
3 - Marque a ideia principal do texto: ( 0,2
ponto)
( )
O menino trabalhava com seu pai capinando.
( ) O
menino dormia, depois de muito brincar.
( )
A importância de um brinquedo para uma criança.
( ) No natal o menino fica infeliz.
4 – Numere os
fatos na ordem que ocorrem na história: ( 0,2 ponto)
( ) O desespero da mãe.
( ) O menino recebe um pacote colorido.
( ) A esperança para o próximo natal.
( ) O
brinquedo destruído.
5 – “... ficava jogando, até quando o sono vinha e
ele assim, adormecia.” A alternativa correta de
acordo com esta frase é: ( 0,2 ponto)
( ) O menino todas as noites esperava a ordem da
mãe para dormir.
( )
O menino dormia depois de muito brincar.
( ) O menino não podia dormir quando sentia
sono.
( ) O
menino trabalhava o dia inteiro por isso não aguentava ficar acordado.
TEXTO 2
5 – No 1º e 3 º quadrinho mostram a
Mônica: (0,2 ponto)
( )
Brigando com seus amiguinhos.
( )
Presenteando seus amiguinhos.
( ) Escolhendo presentes para seus amiguinhos.
( ) Cantando com seus amiguinhos.
6 – Os pontos de
exclamações usados nos quadrinhos indicam que os personagens estavam: (0,2
ponto)
( )
Concordando.
( )
Perguntando.
( ) Exclamando.
( ) Obedecendo.
6 – Este texto é uma
história em quadrinho por que: (0,2 ponto)
( )
Usa palavras pouco usadas e de difícil entendimento.
( )
Ensinam a dar presentes.
( ) Repete muitas informações já conhecidas.
( )
Combina imagens e palavras para contar uma história.
ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA ( Valor:
3,0 ponto)
1 – Classifique as palavras quanto sua tonicidade
(oxítona, paroxítona, proparoxítona): (0,6 ponto - 0,1 cada)
Mônica:______________________________
Pacotão:_____________________________
Cheirosas:___________________________
Bola:________________________________
Lágrimas:____________________________
Sabão:______________________________
2 – Assinale como verdadeiras (V) ou
falsas (F) as afirmações seguintes.
(0,8 ponto - 0,2
cada)
( ) a. Nas palavras: Natal, menino e pés. São todas oxítonas.
( ) b. Na frase: "Ele abraçou o pacotão feito com papel colorido (...), a palavra grifada é classificada oxítona.
( ) c. Nas palavras : Mônica e lágrimas. São todas proparoxítonas.
( ) d. A frase : "A mãe veio ver e os irmãos tanbém. Todas as palavras estão escritas corretamente.
3 – Assinale
a alternativa em que todas as palavras sejam: (0,4 ponto
- 0,2 cada)
A
- OXÍTONAS
( ) Cascão, sabão, pacotão.
( ) Senhor, padrinho, Pés.
( ) Quintal, até, crianças.
|
B
- PAROXÍTONAS
(
) Lágrimas, brinquedo, pai.
( ) Pacote, boneca, bola.
( ) Mônica, hora, você.
|
4 – Ditado
de palavras: ( 1,0 ponto – 0,1 cada)
_______________________________ _______________________________
_______________________________ _______________________________
_______________________________ _______________________________
_______________________________ _______________________________
_______________________________ _______________________________
4 – Escreva
nos balões, seja criativo (a) e crie uma história em quadrinhos: ( 0,2 ponto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.