domingo, 14 de setembro de 2014

Advérbios - Uso do Há - Ah e A.

PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO
      a)    Turma: 5º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
      c)     Conteúdos: Advérbios  - Uso do: Há – Ah e A.

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer e utilizar os advérbios.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*     Formalizar o estudo dos advérbios, propondo aos estudantes compreenderem seu uso;
*     Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem.
*     Compreender a função dos advérbios no nosso dia a dia;
*     Internalizar as regras usuais dos advérbios;
*     Desenvolver atenção e concentração. 

                DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Passar no quadro atividades referentes ao conteúdo para que os alunos internalizem os conceitos estudados.
4)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

5)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nomeline - Anglo
lembrete
CIRCUNSTÂNCIA ADVÉRBIO
Tempo- Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.
Lugar-  Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.
Modo-  Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.
Afirmação Sim, deverás, certamente, realmente, efetivamente.
Negação Não, tampouco.
Dúvida Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.
Intensidade Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.


GRAMÁTICA  

1)     Preencha as lacunas utilizando: AH, HÁ, A e assinale  a sequência correta:

a)     ________ muitos anos eu não viajo para Fortaleza.
b)     Patrícia é ________ menina mais legal da escola.
c)     _____ ! Eu quero esse sorvete!
d)     _____ diretora disse que devemos respeitar os amigos.
(     ) a – há – ah – a                        (           ) há – há – ah - a
(     ) a – a – ah – a                            (        ) há – a – ah - a

2)     Classifique os advérbios em destaque:
(  1º )  Diego mora aqui.                                                                        (       ) modo
(  2º )  Laura andou  devagar.                                                               (       ) intensidade
(  3º )  Márcia  comprou mais doce.                                                      (       ) lugar
(  4º )  A Júlia chegou  tarde.                                                                 (       ) negação
(  5º )  Não fale com o Marcos.                                                              (       ) tempo
(  6º ) Talvez  eu vá..                                                                              (       ) dúvida.

3)     Circule os advérbios das frases e classifique-os:

a)     Isso não aconteceu comigo.                (.............................................)

b)     ___ Pedro, ontem o Fabio não consegui realizar as atividades, já o Gustavo conseguiu!
(.............................................) -  (.............................................) -  (.............................................)

TAREFA:

1. Preencha as lacunas utilizando: AH, HÁ, A.

e)     ________ muitos meses eu não vou ao Igapó.
f)       Diana é ________ garota mais interessante da faculdade.
g)     _____ ! Eu adoro tudo isso!
h)     _____ supervisora chamou a atenção do Miltinho.











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