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1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 5º
b)
Disciplinas
envolvidas: Língua portuguesa
c)
Conteúdos: Advérbios - Uso do: Há – Ah e A.
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Conhecer e utilizar
os advérbios.
3)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Formalizar o estudo
dos
advérbios, propondo aos estudantes compreenderem seu uso;
Propiciar o contato
com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais
que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser
considerados no processo de ensino/aprendizagem.
Compreender
a função dos advérbios no nosso dia a dia;
Internalizar
as regras usuais dos advérbios;
Desenvolver atenção e concentração.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Passar no quadro
atividades referentes ao conteúdo para que os alunos internalizem os conceitos
estudados.
4)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro
negro, caderno individual do aluno e demais materiais.
5)
AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos
procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua
atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das
atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nomeline - Anglo
lembrete
CIRCUNSTÂNCIA ADVÉRBIO
Tempo-
Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca,
jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente,
raramente.
Lugar- Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto,
longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.
Modo- Bem, mal, assim, depressa, calmamente,
suavemente, alegremente.
Afirmação
Sim, deverás, certamente, realmente, efetivamente.
Negação Não,
tampouco.
Dúvida
Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.
Intensidade Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais,
tão, tanto, meio.
GRAMÁTICA
1) Preencha as lacunas utilizando: AH, HÁ, A e assinale a
sequência correta:
a) ________ muitos anos eu não viajo para
Fortaleza.
b) Patrícia é ________ menina mais legal
da escola.
c) _____ ! Eu quero esse sorvete!
d) _____ diretora disse que devemos
respeitar os amigos.
( )
a – há – ah – a (
) há – há – ah - a
( )
a – a – ah – a (
) há – a – ah - a
2)
Classifique os advérbios em destaque:
( 1º ) Diego mora aqui. (
) modo
( 2º ) Laura andou devagar.
( )
intensidade
( 3º ) Márcia comprou mais doce.
( ) lugar
( 4º ) A Júlia chegou tarde. ( ) negação
( 5º ) Não fale com o Marcos. ( ) tempo
( 6º ) Talvez eu vá..
( ) dúvida.
3)
Circule os advérbios das frases e
classifique-os:
a)
Isso
não aconteceu comigo. (.............................................)
b)
___
Pedro, ontem o Fabio não consegui realizar as atividades, já o Gustavo
conseguiu!
(.............................................)
-
(.............................................) - (.............................................)
TAREFA:
1. Preencha as lacunas utilizando: AH, HÁ, A.
e) ________ muitos meses eu não vou ao
Igapó.
f) Diana é ________ garota mais
interessante da faculdade.
g) _____ ! Eu adoro tudo isso!
h) _____ supervisora chamou a atenção do Miltinho.
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