segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Avaliação Língua portuguesa - 4º ano.

           ALUNO(A): 
               PROFESSOR(A):_____________________________________________________
     4º ano ______  DATA: ____/____/____ 4º BIMESTRE                                               
                                                                                                                                VALOR: 5,0              
                                                                          
                                              AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA             Nota:_____
A T E N Ç Ã O
Preencha o cabeçalho.
Evite pedir material emprestado durante a prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova
Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder
as questões.
Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.

 Leia o texto abaixo.
O conto da mentira
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe gente de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”.
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las.
Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo.
No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
Folha de São Paulo. 14/06/2003
Suplemento Folhinha.

ESTUDO DE TEXTO E GRAMÁTICA
Agora, de acordo com o texto, faça o que se pede.
     1.     No início do texto, é contado o problema de Felipe. Que problema era esse? Assinale com um (x) a resposta certa. (0,4 ponto)
 ( A ) Conta que Felipe só falava a verdade.
 ( B ) Conta que todo dia o menino inventava uma mentira.
 ( C ) Conta o que a mãe falou.
Questão 02: (0,8 ponto/ 0,4 cada)
 Releia o trecho abaixo.
“Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio”.
Agora, responda as perguntas.
a) Por que Felipe não ganhou o prêmio?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
b) Que mudança esse fato provocou no menino?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Questão 03: (0,6 ponto – 0,3 cada)
 Leia as perguntas abaixo e escreva a sua opinião:
      a)    Felipe estava certo em inventar mentiras? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
 b) E você? Mente como Felipe mentia? Acha certo esse tipo de atitude? Escreva.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

Questão 04: (0,3 ponto)
 De onde foi retirado o texto que você acabou de ler? Responda.
_________________________________________________________________________

Questão 05: ( 0,3 ponto)
Felipe se achava espertíssimo.
Leia a frase.


a) Mantendo a mesma ideia, podemos substituir espertíssimo por:
(         ) Menos esperto.             (        ) Muito esperto.
(         ) Mais esperto que.           (         ) Tão esperto quanto.

Questão 06:  No trecho: “Então ele começou a reduzir suas mentiras”. Isto significa que o Felipe: (0,3 ponto)
(A) Aumentou suas mentiras.                             (B) Esqueceu suas mentiras.                                 (C) Continuou mentindo.                                     (D) Diminuiu suas mentiras.

Questão 07:  (0,3 ponto)
No trecho: “...Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las.”
A palavra em destaque pode ser substituída por:
(A) A mãe.                                                    (B) O pai.                                                             
(C) Felipe.                                                    (D) Apresentadora.

Questão 08:  Sabendo-se que os adjetivos no superlativo destacam a qualidade de um substantivo no grau máximo, comparando-a ou não com a de outros, resolva as questões abaixo colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso. (0,8 ponto – 0,2 cada)
     a)    (.........) Felipe é muito inteligente. Ele é inteligentíssimo.
     b)    (.........) Julia é muito amiga. Ela é amiguinha.
     c)    (.........) A mãe do Felipe é muito preocupada. Ela é preocupadíssima.
     d)    (.........) Laura é muito bela. Ela é belíssima.

Questão 09:  Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo: (0,3 ponto)
(A) É uma ideia agradabilíssima.                                                 
(B) Era um rapaz alto, alto, alto.
(C) Saí de lá satisfeitíssima.                                                        
(D) Este texto é interessantíssimo.


Questão 10: (0,3 ponto)

Reescreva as falas da tirinha, escrevendo as palavras corretamente:
  
   ..............................................................................................................................................
   ..............................................................................................................................................
   ..............................................................................................................................................
   ..............................................................................................................................................
          

Questão 11:
Ditado de frases – (Ortografia estudada no bimestre): (0,6 ponto – 0,2 cada)

1º__________________________________________________________________
2º__________________________________________________________________
3º__________________________________________________________________              
Boa prova!                    


 Questão 11: Ilustre a História! Capriche! (0,1 ponto adicional)














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.