PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 5º
b)
Disciplinas
envolvidas: Ciências - Arte
c)
Conteúdos: Sistema
Digestório
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender o funcionamento, a estrutura e a
localização do Sistema Digestório humano.
|
Expressar de forma
clara e coerente;
Conhecer aspectos
relevantes do Sistema Digestório;
Identificar Órgãos e
funções do Sistema Digestório;
Expressar através de
desenho o Sistema Digestório.
Identificar Órgãos e
funções do Sistema Digestório;
Identificar
a função do Sistema Digestório;
Compreender
como ocorre a digestão no corpo humano;
Localizar
os componentes básicos do Sistema Digestório;
Identificar e localizar órgãos do corpo e suas funções, com ênfase
na
identificação das regiões e funcionamento do sistema digestório.
3)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Antes de iniciar a
aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância
da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa
forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema
abordado.
Iniciando a aula, induzir
os alunos a uma conversação sobre o Sistema
Digestório; O que é, órgãos responsáveis, funções; Utilizar o livro didático
como apoio e ilustrar no quadro conforme a explicação / dialogo se estende.
(Conforme o professor ilustra pedir aos alunos que o façam, assim, já trabalhar
com eles algumas técnicas de desenho e pintura (arte).
Depois de abordar
todos os conceitos referentes ao Sistema
Digestório, esclareça eventuais dúvidas e proponha uma atividade, que
deverá ser realizada no caderno de Ciências.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro
didático, caderno de ciências, quadro, Dorso e demais materiais do aluno.
4)
AVALIAÇÃO:
Como avaliação
utilize o interesse e a participação dos alunos durante as aulas, assim como a
relevância da resolução das atividades propostas.
5)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Introdução - Sistema Digestório
O Sistema Digestório é formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo, isto é, o tubo digestivo tem a função de transformar alimento em nutrientes e absorvê-lo.
Os
órgãos que fazem parte do Sistema Digestório são: Tubo digestório (Boca,
faringe Esôfago, Estomago, Intestino delgado, Intestino grosso e anus.) e as
estruturas anexas ao tubo digestivo são as glândulas salivares (produtoras de
saliva), o fígado (produtor da bile) e o pâncreas (produtor de enzimas
digestivas).
O primeiro passo desse processo ocorre na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva. Nesta região se inicia a digestão do alimento, processo segue em movimentos peristálticos pelo esôfago, continua no estômago e termina no intestino delgado. No intestino grosso há a absorção de água e, consequentemente, as fezes tornam-se semissólidas e são eliminadas pelo ânus.
O primeiro passo desse processo ocorre na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva. Nesta região se inicia a digestão do alimento, processo segue em movimentos peristálticos pelo esôfago, continua no estômago e termina no intestino delgado. No intestino grosso há a absorção de água e, consequentemente, as fezes tornam-se semissólidas e são eliminadas pelo ânus.
ATIVIDADES
1.
Responda:
a)
A importância da digestão
para o nosso corpo é?
R. transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
b) Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
R. estruturas anexas e tudo digestório.
R. estruturas anexas e tudo digestório.
c) A digestão começa na?
R. Boca.
d) Quais órgãos fazem parte do Sistema
Digestório?
R. Boca, faringe Esôfago, Estomago,
Intestino delgado, Intestino grosso e anus.
e) Quais órgãos fazem parte das estruturas anexas?
R. glândulas salivares (produtoras de
saliva), o fígado (produtor da bile) e o pâncreas
(produtor de enzimas digestivas).
f) Qual a função do Sistema Digestório?
R. tem como função retirar dos
alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção do
organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.