PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 4º
b)
Disciplinas
envolvidas: Língua portuguesa
c)
Conteúdos: Sílaba
tônica.
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Conhecer características das Sílabas Tônicas,
classificando-as corretamente.
3)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Formalizar o estudo das sílabas tônicas, propondo aos estudantes
compreender seu uso;
Internalizar conceitos da classificação das
sílabas tônicas;
Desenvolver atenção e
concentração;
Identificar a sílaba tônica em uma palavra;
Compreender a presença das sílabas tônicas e átonas nas palavras,
percebendo a diferença entre sons abertos e sons
fechados.
4)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Passar no quadro os
exercícios gramaticais para que resolvam as atividades referentes ao conteúdo
(Sílabas Tônicas).
Xerox da tirinha
5)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro
negro, caderno individual do aluno e demais materiais.
6)
AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e
resolução das atividades.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
01 Classifique as palavras quanto ao número de sílabas e quanto à
posição da sílaba tônica. Siga o modelo:
PALAVRAS
|
NÚMERO DE SÍLABAS
|
SÍLABA TÔNICA
|
FLORESTA
|
Trissílaba
|
Paroxítona
|
ARTÍSTICA
|
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|
PAÍSES
|
|
|
VIOLÃO
|
|
|
02. Separe as
palavras abaixo de acordo com a posição da sílaba tônica.
MATEMÁTICA ENDEREÇO PRÉDIO NINGUÉM
SÉTIMO IRMÃO BICICLETA ÓCULOS
CAFEZAL SOBRENOME PARALELEPÍPEDO LEGAL
OXÍTONAS
|
PAROXÍTONAS
|
PROPAROXÍTONAS
|
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|
|
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|
|
|
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|
03. LEIA o texto e responda:
a) RETIRE da tirinha:
- uma palavra trissílaba
paroxítona:___________________________
- uma palavra
polissílaba:___________________________________
- uma palavra
oxítona:_____________________________________
- uma palavra monossílaba
átona:_____________________________
- uma palavra monossílaba
tônica:_____________________________
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