domingo, 19 de fevereiro de 2017

1) IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 5º ANO            
b) Disciplinas envolvidas: Matemática
c) Conteúdos: Cálculo, exploração da tabuada, situações problema; Fração; Sistema monetário.

2) OBJETIVOS GERAIS:
Resolver as atividades envolvendo situações problemas, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos; Após, ditado de números e escrita numérica.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Realizar com autonomia o cálculo das operações de multiplicação e divisão.
·         Realizar a prova real com multiplicação e divisão;
·         Interpretar texto para conseguir responder às situações problema individualmente.
·         Relacionar situação problema com situações da vida cotidiana.
·         Utilizar-se da unidade monetária para resolver situações cotidianas;
·         Montar respostas completas seguindo as perguntas finais dos desafios.

4) DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Passar as atividades no quadro para que resolvam em um tempo estipulado; Corrigir individualmente no caderno e retornar no quadro reexplicando as atividades e tirando dúvidas sobre as mesmas. ( Utilizar quadro valor lugar em todas as atividades e se necessário for usar o material dourado para um maior entendimento).

5) RECURSOS DIDÁTICOS:
Materiais individuais do aluno.

6) AVALIAÇÃO:
Observar as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização dos cálculos adequadamente.

7) ANEXOS:




Resolva os problemas.

01. Marinalva gastou 220 reais para comprar o uniforme escolar de seu filho. Sabe-se que ela pagou 108 reais por 3 calças e que o restante foi utilizado na compra de 4 camisas idênticas. Quanto custou cada camisa?

02. Em um município com 80 000 eleitores, foi feita uma pesquisa para saber quantas pessoas apoiavam o prefeito. O resultado está no gráfico ao lado. (Desenhar o gráfico no quadro)
          Quantos eleitores não apoiam o prefeito?               

20530 - não opinaram
38548 - apoiaram
--------- não apoiaram



03. A prova de um concurso era composta de 50 questões, sendo 15 de Inglês, 15 de Português e o restante de Matemática.
a)    Quantas eram as questões de Matemática?
b)    Do total de questões, que fração representa as de:
           ▪Inglês?                          ▪ Português?                             ▪ Matemática?

04. Ditado de números:
2099 – 20999 – 229909 – 20909 – 1909 – 1990000 – 190009 – 109009 – 1090 – 10900

05. Escrever por extenso os números do exercício anterior:


Gabarito

01. 28
02. 20922
03. A- 20 questões
      B- 15/50 - inglês
           15/ 50 - português
           20/ 50 - matemática
        


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