1) IDENTIFICAÇÃO
a) Turma:
5º ANO
b) Disciplinas
envolvidas: Matemática
c) Conteúdos: Cálculo, exploração
da tabuada, situações problema; Fração; Sistema monetário.
2) OBJETIVOS
GERAIS:
Resolver
as atividades envolvendo situações problemas, por meio de estratégias pessoais
e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos
nelas envolvidos; Após, ditado de números e escrita numérica.
3) OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Realizar
com autonomia o cálculo das operações de multiplicação e divisão.
·
Realizar
a prova real com multiplicação e divisão;
·
Interpretar
texto para conseguir responder às situações problema individualmente.
·
Relacionar
situação problema com situações da vida cotidiana.
·
Utilizar-se
da unidade monetária para resolver situações cotidianas;
·
Montar
respostas completas seguindo as perguntas finais dos desafios.
4) DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Passar as atividades
no quadro para que resolvam em um
tempo estipulado; Corrigir individualmente no caderno e retornar no
quadro reexplicando as atividades e tirando dúvidas sobre as mesmas. ( Utilizar
quadro valor lugar em todas as atividades e se necessário for usar o material
dourado para um maior entendimento).
5) RECURSOS
DIDÁTICOS:
Materiais
individuais do aluno.
6) AVALIAÇÃO:
Observar as
estratégias utilizadas pelos alunos para a realização dos cálculos
adequadamente.
Resolva
os problemas.
01. Marinalva
gastou 220 reais para comprar o uniforme escolar de seu filho. Sabe-se que ela
pagou 108 reais por 3 calças e que o restante foi utilizado na compra de 4
camisas idênticas. Quanto custou cada camisa?
02. Em
um município com 80 000 eleitores, foi feita uma pesquisa para saber quantas
pessoas apoiavam o prefeito. O resultado está no gráfico ao lado. (Desenhar o gráfico no quadro)
Quantos
eleitores não apoiam o prefeito?
20530 - não opinaram
38548 - apoiaram
--------- não apoiaram
03. A
prova de um concurso era composta de 50 questões, sendo 15 de Inglês, 15 de
Português e o restante de Matemática.
a) Quantas
eram as questões de Matemática?
b) Do
total de questões, que fração representa as de:
▪Inglês? ▪ Português? ▪ Matemática?
04. Ditado de números:
2099
– 20999 – 229909 – 20909 – 1909 – 1990000 – 190009 – 109009 – 1090 – 10900
05. Escrever por extenso os números do
exercício anterior:
Gabarito
01. 28
02. 20922
03. A- 20 questões
B- 15/50 - inglês
15/ 50 - português
20/ 50 - matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.