IDENTIFICAÇÃO
a)
Turma:
5º ano
b)
Disciplinas
envolvidas: Língua-portuguesa
c)
Conteúdos: Leitura
e interpretação, produção de texto: biografia.
1)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
· Ler com compreensão e autonomia;
· Interpretar as
questões;
·
Expressar-se
por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas.
· Sensibilizar os alunos para
características próprias da língua portuguesa, que são na maioria das vezes
inconscientes para o falante.
· Identificar a adequação do uso da língua
escrita em veículos diferentes;
· Conhecer características discursivas e
comunicativas desse gênero;
· Refletir sobre a linguagem.
· Identificar as características de
uma biografia.
· Produzir um texto biográfico á
partir de informações obtida através de entrevista;
· Revisar os textos produzidos com a ajuda do
professor;
2)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
1º momento
No dia anterior, passar o roteiro de entrevista a ser realizado com uma
pessoa da família com o objetivo de redigir sua biografia – Anexo 1.
2º momento (R2)
Em seguida, entregar o xerox em anexo 2 para leitura, primeiramente
silenciosa e depois escolher alguns alunos para realizarem a leitura em voz
alta.
Após a leitura os alunos deverão resolver os exercícios de
interpretação.
3º momento
Após a interpretação e discussão a respeito da
biografia de Eva Furnari os alunos deverão produzir a biografia da pessoa de
sua família que entrevistou. Passar no quadro o “esqueleto” da biografia para
que os alunos complementem com as informações de seu (a) entrevistado (a).
RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, materiais
escolares diversos.
3)
AVALIAÇÃO:
Verificar a fluência na leitura, observar a participação dos alunos, bem
como a resolução das atividades. Em relação
à escrita, observar se os alunos planejam e articula os acontecimentos em uma
sequência temporal, se usam palavras, expressões e recursos (como a pontuação)
de forma a deixar os textos bem escritos e interessantes a fim de proporcionar
boas leituras. Também analisar os procedimentos de revisão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2010/11/biografia.html
EVA FURNARI
Uma das principais figuras da literatura para
crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em
1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros
de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores,
lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas habilidades criativas encaminharam-na,
primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e
pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra
individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco
atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem
texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi
lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo,
premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLIJ.
Ao
longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o
Jabuti de "Melhor Ilustração" —Trucks (Ática, 1991), A bruxa
Zelda e os 80 docínhos (1986) e Anjinho (1998) -setes
láureas concedidas pela FNLIJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria, cam/autografas/evafurnari/index.
HTML
1 – Pode
se afirmar que Eva Furnari é:
A) amiga da bruxa Zelda
B) a dona do museu de Artes Plásticas
C) autora e ilustradora de diversos livros infantis
D) proprietária da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP
2 – Este
texto trata-se de uma:
A) notícia
B) biografia
C) bibliografia
D) carta
3 – Ele
foi retirado:
A) do Jornal APCA
B) da Fundação Nacional do Livro Infantil
C) da internet
D) do dicionário
4 – O
assunto principal do texto é sobre:
A) a vida de Eva Furnari
B) os prêmios que Eva recebeu
C) seu primeiro lançamento
D) sua data de nascimento
5 – A
finalidade do texto é:
A)
apresentar dados sobre vendas de livros
B)
divulgar os livros de uma autora
C) informar
sobre a vida de uma autora
D)
instruir sobre o manuseio de livros
6 – Uma das
principais figuras da literatura para crianças. A palavra Uma nesta frase está com letra
maiúscula porque:
A) é um substantivo derivado
B) inicia uma frase
C) termina uma frase
D) é um substantivo próprio
7 – No
entanto erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência
das narrativas visuais. Entende-se desta frase que Eva Furnari:
A) tinha horror em ser arquiteta
B) gostava tanto da literatura que preferiu
abandonar a carreira de arquiteta
C) jamais publicaria livros
D) não gostou dos prêmios que recebeu como
arquiteta
8-
Na frase “Iniciou sua carreira como autora e ilustradora” o verbo e o tempo verbal são:
a) Autora
/ presente
b) Iniciou
/ pretérito
c) Carreira
/ futuro
d) Ilustradora
/ presente
GABARITO:
1. C
2. B
3. C
4. A
5. C
6. B
7. B
8. B
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.