domingo, 19 de fevereiro de 2017

interpretação e produção de texto

IDENTIFICAÇÃO
a)    Turma: 5º ano            
b)   Disciplinas envolvidas: Língua-portuguesa
c)    Conteúdos: Leitura e interpretação, produção de texto: biografia.

1)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·      Ler  com compreensão e autonomia;
·      Interpretar as questões;
·      Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas.
·      Sensibilizar os alunos para características próprias da língua portuguesa, que são na maioria das vezes inconscientes para o falante.
·      Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes; 
·      Conhecer características discursivas e comunicativas desse gênero;
·      Refletir sobre a linguagem.
·      Identificar as características de uma biografia.
·      Produzir um texto biográfico á partir de informações obtida através de entrevista;
·      Revisar os textos produzidos com a ajuda do professor;

2)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º momento
No dia anterior, passar o roteiro de entrevista a ser realizado com uma pessoa da família com o objetivo de redigir sua biografia – Anexo 1.
2º momento (R2)
Em seguida, entregar o xerox em anexo 2 para leitura, primeiramente silenciosa e depois escolher alguns alunos para realizarem a leitura em voz alta.
Após a leitura os alunos deverão resolver os exercícios de interpretação.
3º momento
Após a interpretação e discussão a respeito da biografia de Eva Furnari os alunos deverão produzir a biografia da pessoa de sua família que entrevistou. Passar no quadro o “esqueleto” da biografia para que os alunos complementem com as informações de seu (a) entrevistado (a).

RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, materiais escolares diversos.

3)    AVALIAÇÃO:
Verificar a fluência na leitura, observar a participação dos alunos, bem como a resolução das atividades. Em relação à escrita, observar se os alunos planejam e articula os acontecimentos em uma sequência temporal, se usam palavras, expressões e recursos (como a pontuação) de forma a deixar os textos bem escritos e interessantes a fim de proporcionar boas leituras. Também analisar os procedimentos de revisão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2010/11/biografia.html

EVA FURNARI

Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
         Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
                   Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLIJ.
                   Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" —Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docínhos (1986) e Anjinho (1998) -setes láureas concedidas pela FNLIJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria, cam/autografas/evafurnari/index. HTML





1 – Pode se afirmar que Eva Furnari é:
A) amiga da bruxa Zelda
B) a dona do museu de Artes Plásticas
C) autora e ilustradora de diversos livros infantis
D) proprietária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

2 – Este texto trata-se de uma:
A) notícia
B) biografia
C) bibliografia
D) carta

3 – Ele foi retirado:
A) do Jornal APCA
B) da Fundação Nacional do Livro Infantil
C) da internet
D) do dicionário

4 – O assunto principal do texto é sobre:
A) a vida de Eva Furnari
B) os prêmios que Eva recebeu
C) seu primeiro lançamento
D) sua data de nascimento

5 – A finalidade do texto é:
A)     apresentar dados sobre vendas de livros
B)     divulgar os livros de uma autora
C)     informar sobre a vida de uma autora
D)     instruir sobre o manuseio de livros

6 – Uma das principais figuras da literatura para crianças. A palavra Uma nesta frase está com letra maiúscula porque:
A) é um substantivo derivado
B) inicia uma frase
C) termina uma frase
D) é um substantivo próprio

7 – No entanto erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais. Entende-se desta frase que Eva Furnari:
A) tinha horror em ser arquiteta
B) gostava tanto da literatura que preferiu abandonar a carreira de arquiteta
C) jamais publicaria livros
D) não gostou dos prêmios que recebeu como arquiteta

8- Na frase “Iniciou sua carreira como autora e ilustradora” o verbo e o tempo verbal são:
     a)    Autora / presente
     b)    Iniciou / pretérito
     c)    Carreira / futuro
     d)    Ilustradora / presente


 GABARITO:
1. C
2. B
3. C
4. A
5. C
6. B
7. B
8. B






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.