PLANO
DE ESTUDOS ESCOLA TURMA: 5º Professor(a):
______________________________________ Aluno (a):______________________________________________________ Data: Tempo
estimado para realização das atividades: 4h Quarta-feira |
|
||
Prezados Pais e responsáveis! Contamos
muito com a participação de vocês nesse Plano de Estudos Dirigidos. Primeiro,
reserve um local bem legal para que seu(sua) filho(a) possa estudar com
tranquilidade. Depois
leia com atenção as orientações que seguem. Nela descrevemos de forma simples
o que vamos estudar, para que, como e de que forma faremos os registros da
aprendizagem. Querido aluno, lembre-se, que
precisamos de organização, capricho e respeito com nosso estudo; Ao usar o
caderno de registro, faça uma letra legível, caprichosa, faça margem e não se
esqueça de registrar a data. Também
podemos estar mais próximos pelo aplicativo “WhatsApp”. Caso tenha dúvidas,
estarei no horário de aula, disponível para ajudar. Não
se esqueça de que estamos em um momento de reclusão social devido ao vírus
COVID-19, por isso mantenha os cuidados necessários para a sua proteção e da
sua família.
Um
abraço,
Profª Débora |
|||
O que vamos aprender hoje? (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas
populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações
entre migrações e condições de infraestrutura.
|
|||
Para que vamos
estudar esses conteúdos?
Reconhecer a migração no Brasil.
|
|||
Como vamos estudar
esses conteúdos? 1º Momento: Assista a
explicação da professora. 2º Momento: Leia o poema e o
texto, releia quantas vezes for necessário para um maior entendimento. Copie
as perguntas referentes a eles e responda. História - Leia e releia o poema:
Texto de apoio. Migração
e imigração
Emigrante – é a pessoa que sai
do seu país. Imigrante – é a pessoa que sai
do seu país para morar em outro. Migrante – é aquele que muda de
lugar, estado ou região de um mesmo país. Imigrantes
A partir do
século XIX começaram a vir para o Brasil imigrantes Japoneses, alemães e italianos.
Eles vinham ao Brasil com a esperança de um futuro melhor, mas na maioria das
vezes eles acabaram passando necessidades.
Muitos deles
vieram para cá com estudo e com ideias que os levaram a algum tempo depois
conseguir riquezas e posses. Eles enriqueceram nossa cultura e ajudaram a
construir nosso país. Migrantes
As pessoas
deslocam-se por diferentes motivos. A maioria delas tem como objetivo se
livrar da pobreza.
Algumas mudam-se
para trabalhar ou para estudar.
Por vezes empresas
e empresários saem em busca de grandes terras com melhores condições de
desenvolvimento e mão de obra mais barata. ----------------------------corte
aqui------------------------------------------------------------------------------------
Interpretando
o texto
1) Qual é o tema (ideia principal) do poema? R.:
2) Marque no poema palavras escritas
erradas. Em sua opinião por que o poema é escrito assim? R.:
3) Quem é o autor do poema? R.:
4) João decidiu sair de
seu país. Ele é um? R.: 5) Pedro saiu da Itália
e veio morar no Brasil. Ele é um? R.: 6) Maria saiu de Pernambuco
para morar em São Paulo. Ela é
uma? R.:
7) Cite alguns motivos que levam as pessoas a migrarem de um
lugar para o outro. R.: _____________________________________________________________________________ De que forma vamos
registrar o que aprendemos? Recorte o texto, cole no caderno. Após, copie e responda as questões referentes ao conteúdo no caderno.
Seja caprichoso(a) e não
esqueça de colocar o cabeçalho corretamente. https://youtu.be/LS7E0Zl-CVg |
Um blog recheado de saberes, onde atividades, avaliações, artigos pedagógicos e autores que fazem parte de nossa história na Educação estarão presentes...
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Migração e Imigração no Brasil século XIX- Definição
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.