segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Migração e Imigração no Brasil - Século XIX

 

PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS

ESCOLA

TURMA: 5º     Professor(a):

Aluno (a):______________________________________________________

Data: _________        Tempo estimado para realização das atividades: 4h

Quarta-feira

 

https://youtu.be/LS7E0Zl-CVg

Prof. Débora Francischini


O que vamos aprender hoje?

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

 

Para que vamos estudar esses conteúdos?

*      Reconhecer as razões que promovem o fenômeno da migração no Brasil.

 

Como vamos estudar esses conteúdos?

1º Momento: Assista a explicação da professora.

2º Momento: Leia o texto de Geografia, releia quantas vezes for necessário para um maior entendimento. Copie as três perguntas referentes a ele e responda.

3º Momento: Analise o Mapa: MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO DENTRO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, leia com atenção a legenda representada pelas cores e responda a pergunta referente a ele.

____________________________________________________________________________

Parte inferior do formulário

Geografia

Migração consiste no ato da população deslocar-se espacialmente, ou seja, pode se referir à troca de país, estado, região, município ou até de domicílio. As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.

 

migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.

No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.

Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.

Responda

 

1) O que é migração?

 

2) Explique o que consiste o êxodo rural.

 

3) Qual a consequência da mecanização das atividades agrícolas?

 

No Brasil ocorreram também migrações internas estimuladas pela disponibili­dade de mão-de-obra para aquelas regiões com aquecimento econômico. Os mo­vimentos migratórios foram também responsáveis pela ocupação de gran­des extensões do território brasileiro.

 

4) Observe no mapa abaixo algumas migrações internas no Brasil.


Cinza: Migração nordestina em direção ao Sudeste – expansão industrial e construção civil.
Azul: Migração do Centro-Sul em direção ao Centro-Oeste e Amazônia – agropecuária.
Verde: Migração da população do Centro-Oeste em direção à Amazônia – agropecuária e mineração.
Laranja: Migração nordestina em direção à Amazônia – ciclo da borracha, pecuária e garimpo.
Roxo: Migração nordestina em direção ao Centro-Oeste – construção de Brasília.

 

1) De acordo com a legenda e observação do mapa qual atividade econômica mais atraiu migrantes? Para qual região do Brasil esses migrantes partiram?

R:­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.