sábado, 16 de janeiro de 2021

Localização - Plano de aula Geografia 3° ano

 

PLANO DE ESTUDOS 

TURMA:            Professor(a):____________________________________________

Aluno (a):____________________________________________________________

Data:_______________    Tempo estimado para realização das atividades: 3h



O que vamos aprender hoje?

(3GE0021) Diferentes formas de representação espacial: maquetes, plantas, croquis, globo terrestre, mapas, fotografias aéreas, entre outros.

Localização;

Mapas.

Para que vamos estudar esses conteúdos?

·          Ler com compreensão e autonomia;

·          Interpretar as questões;

·         Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros.

·         Identificar e descrever a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções e considerando mais de um referencial.

Como vamos estudar esses conteúdos?

1° MOMENTO: Iniciar o estudo lendo o texto sobre “Localização”.  Observe as imagens com atenção e leia novamente quantas vezes for necessário para um maior entendimento.

2° MOMENTO: Assistir a vídeo explicativo da professora!

 

De que forma vamos registrar o que aprendemos?

1° atividade: Leia os textos novamente. Copie as perguntas a), b), c), no caderno de registro e responda. Não esqueça de recortar o labirinto e colar no caderno.


2° atividade: Observe o croqui da sala de aula, complete os espações na ficha mesmo; Depois, recorte bem certinho e cole no caderno.

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Texto - localização

A localização costuma depender de um quadro de referência. Para falar de um lugar bastante específico, como uma casa, um escritório ou uma empresa, a localização conhece-se a partir da sua direção/do seu endereço (a rua em que se encontra). Obviamente, é necessário ter um certo conhecimento das ruas da cidade em questão ou um mapa da mesma. Caso contrário, não há forma de encontrar a localização. Caso não se conheça o nome das ruas, pode-se ajudar de outras referências (Pontos de referências), como uma praça, um monumento ou um edifício próximo: “Vivo no Bairro dos Pescadores: para que tenhas uma ideia da localização, fica a três quarteirões da câmara municipal”.

Se o objetivo é estabelecer a localização de uma cidade, de uma localidade ou de um país, o sistema de coordenadas geográficas pode ser bastante útil. Tem por base as coordenadas angulares de latitude (Norte ou Sul) e longitude (Leste ou Oeste) para determinar a posição na superfície terrestre.

Atualmente os dispositivos móveis como celulares (telefones móveis) ou tablets contam com a função de localização, onde você pode indicar a sua localização por meio de um GPS integrado no dos positivos, bem como saber a localização de outras pessoas.

Saber utilizar a direção utilizando o corpo também é muito importante, como: Direita/ Esquerda/ Frente/ Atrás...

 

Questão 1- Observe o labirinto


 Em algumas situações é muito importante ter um mapa, saber pontos de referências, e ler placas para se localizar e se movimentar em um lugar desconhecido. Vocês perceberam que as pessoas seguram um mapa do labirinto, que serve para facilitar a saída. Ao analisar o labirinto, responda:

 01. Neste labirinto as pessoas seguram um papel. Para que ele serve?

 02. Por que o menino sentado no chão parece ter dificuldade para sair do labirinto?

 A partir da imagem gostaria que vocês refletissem...

 03. Imagine que você possa comunicar-se por rádio com o garoto que está sentado no chão. Que instruções você daria a ele para ajudá-lo a sair do labirinto?

 


Questão 2- Observe o croqui da sala de aula e complete as lacunas:




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