PLANO DE ESTUDOS
TURMA: Professor(a):____________________________________________
Aluno (a):____________________________________________________________
Data:_______________ Tempo estimado para realização das
atividades: 3h
O que vamos aprender hoje? (3GE0021) Diferentes formas de representação espacial: maquetes, plantas, croquis, globo terrestre, mapas, fotografias aéreas, entre outros. Localização; Mapas. |
Para que vamos estudar esses
conteúdos? · Ler com compreensão e autonomia; · Interpretar as questões; · Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros. · Identificar e descrever a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções e considerando mais de um referencial. |
Como vamos estudar esses conteúdos? 1° MOMENTO: Iniciar o estudo lendo o texto sobre “Localização”. Observe as imagens com atenção e leia novamente quantas vezes for necessário para um maior entendimento. 2° MOMENTO: Assistir a vídeo explicativo da professora!
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De que forma vamos registrar o que aprendemos? 1° atividade: Leia
os textos novamente. Copie as perguntas a), b), c), no caderno de registro e
responda. Não esqueça de recortar o labirinto e colar no caderno. 2° atividade:
Observe o croqui da sala de aula, complete os espações na ficha mesmo;
Depois, recorte bem certinho e cole no caderno. ******************************************************************************************** Texto - localização A localização costuma depender de um quadro de referência. Para
falar de um lugar bastante específico, como uma casa, um escritório ou uma empresa, a localização conhece-se a
partir da sua direção/do seu endereço (a rua em que se encontra). Obviamente,
é necessário ter um certo conhecimento das ruas da cidade em questão ou
um mapa da mesma. Caso contrário, não há forma de encontrar a localização. Caso
não se conheça o nome das ruas, pode-se ajudar de outras referências (Pontos
de referências), como uma praça, um monumento ou um edifício próximo: “Vivo
no Bairro dos Pescadores: para que tenhas uma ideia da localização, fica a
três quarteirões da câmara municipal”. Se o objetivo é estabelecer a localização de uma cidade, de uma
localidade ou de um país, o sistema de coordenadas geográficas pode ser
bastante útil. Tem por base as coordenadas angulares de latitude (Norte ou
Sul) e longitude (Leste ou Oeste) para determinar a posição na superfície
terrestre. Atualmente os dispositivos móveis como celulares
(telefones móveis) ou tablets contam com a função de localização, onde você
pode indicar a sua localização por meio de um GPS integrado no dos positivos, bem como saber a localização de
outras pessoas. Saber utilizar a direção utilizando o corpo também
é muito importante, como: Direita/ Esquerda/ Frente/ Atrás...
Questão
1- Observe o labirinto
Em algumas
situações é muito importante ter um mapa, saber pontos de referências, e ler
placas para se localizar e se movimentar em um lugar desconhecido. Vocês
perceberam que as pessoas seguram um mapa do labirinto, que serve para
facilitar a saída. Ao analisar o labirinto, responda: 01. Neste labirinto as pessoas seguram um papel. Para que ele serve? 02. Por que o menino sentado no chão parece ter dificuldade para sair do labirinto? A partir da imagem gostaria que vocês refletissem... 03. Imagine que você possa comunicar-se por rádio com o garoto que está sentado no chão. Que instruções você daria a ele para ajudá-lo a sair do labirinto?
Questão
2- Observe o croqui da sala de aula e complete as lacunas:
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