PLANO DE ESTUDOS
ESCOLA:
TURMA: 4º B
Professor(a):
Aluno (a):______________________________________________________
Data: _______________ Tempo estimado para realização
das atividades: 2h
|
Interpretar textos
( 4LP1102) (4LP2140 ) (4LP2214)
Para que vamos estudar esses conteúdos?
Ler com compreensão e autonomia;
Interpretar as questões;
Observar e descrever objetos e cenas. Compreender o conceito de discriminação.
|
Como vamos estudar
esses conteúdos? 1° Momento: Lendo o texto e respondendo as questões referentes a ele, (Se a letra foi bem caprichosa pode responder na própria folhinha ás de múltipla escola, já as perguntas, copie no caderno de registro para respondê-las. Vídeo de contação: https://www.youtube.com/watch?v=cpAGEyaz424
De que forma vamos
registrar o que aprendemos? ATIVIDADE
1- Leia
o texto em anexo: “Cada um do seu
jeito com
entendimento, grife palavras ou frases que você ache importante; releia
novamente quantas vezes for necessário para um maior entendimento. Após fazer
a leitura, responda as questões, copie no caderno as perguntas e responda.
Cada um do seu jeito [ ...] Nem sempre é fácil a
gente se enturmar quando chega a um grupo diferente. Provavelmente você mesmo já achou um
colega esquisito porque ele vinha de outra cidade, tinha cabelo azul, falava
de outro jeito ou detestava futebol. Então é bom saber que essa pessoa pode,
sim, se tornar um amigão. Na verdade, todo mundo é diferente.
Uns gostam de macarrão, outros adoram hambúrguer. Há os feras em esportes, os
que sabem tudo de matemática ou de artes. Tem gente que só gosta de roupa
roxa, outros preferem preto e tem até quem só saia de casa com estampa de
bolinha. Isso sem falar nas diferenças físicas. Uns são altos, outros, gordos. Existe gente de pele escura e de pele clara, de olhos puxados, cabelo liso e de cabelo enrolado... Mesmo com tantas variações, somos todos da mesma espécie e temos muita coisa em comum. Você sabia que... No Brasil, é crime discriminar alguém por causa de sua raça, cor, religião ou nacionalidade? Ninguém pode ser impedido de entrar em uma loja ou estudar em um colégio por esses motivos. É que as pessoas são diferentes, mas os direitos de todos são iguais. Revista Recreio. São Paulo: Abril, n.
111, 25 abro 2002. p. 10.
01. O texto "Cada um do seu jeito" comenta sobre que assunto? 02. O que o título do texto lhe sugere? 03. Vamos reler este trecho: "[...] você já achou um colega esquisito porque ele [...] tinha cabelo azul [...]." Em sua opinião, que efeito esse trecho causa no leitor? 04. Releia o terceiro parágrafo do texto. Depois, explique o que quer dizer ser fera, nesse caso. 05. Você se considera fera em quê? 06. E você tem seu jeito? Como você é?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.