sábado, 16 de janeiro de 2021

Lukas, o menino verde - Plano de aula: Língua portuguesa e Matemática

https://youtu.be/GyN_w10xIOA

PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS - PED

ESCOLA:

TURMA: 4º     

Aluno (a):_____________________________________________________________

Data:____________________    Tempo estimado para realização das atividades: 4h

****************************************************************************************************

O que vamos aprender hoje?

Interpretar textos

Resolver desafios matemáticos.

 ( 4LP1102) (4LP2140 ) (4LP2214) ((4MA0007) (4LP1209)

 Para que vamos estudar esses conteúdos?

*            Ler com compreensão e autonomia;

*            Interpretar as questões;

*            Observar e descrever objetos e cenas;

*            Resolver desafios matemáticos.

         Compreender conceitos e atitudes em relação à discriminação, ao bulliyng.

 

Como vamos estudar esses conteúdos?

1° Momento: Lendo o texto e respondendo as questões referentes a ele.

2° Momento: Resolver as atividades de matemática

3° Momento: Assistir ao vídeo da contação da história

De que forma vamos registrar o que aprendemos?

ATIVIDADE 1- Leia o texto em anexo: Lukas, o menino verde! com entendimento, grife palavras ou frases que você ache importante; releia novamente quantas vezes for necessário para um maior entendimento. Após fazer a leitura, responda as questões (As questões de múltipla escola responda na ficha mesmo, as perguntas, copie no caderno de registros para resolver.

Assista a Contação da história.

ATIVIDADE 2- Recorte os desafios um a um e cole no caderno e resolva-os, com cuidado e atenção, use a linha do caderno como medida. Não esqueça do quadro de ordens e resposta.

 ******************************************************************************************************

                                                         Lukas, o menino verde!

          Esta história aconteceu em minha escola. Meu nome é Mariana, tenho 12 anos, sou loira, olhos verdes, sou muito popular na escola e no bairro onde moro!

          Tudo começou em uma manhã de inverno, há dois anos atrás. 8:00h, o sinal da escola, fila dos alunos, a professora, mas, de repente eis que vejo, no final da fila, um aluno novo. Fiquei muito curiosa, pois este aluno estava com um casaco enorme e de capuz. Não conseguia vê-lo!

          Na escola, tudo transcorria normalmente, a mesma rotina, menos é claro, pela chegada do aluno novo. Seu nome, Lukas! A professora o apresentou à classe e disse que o aluno estava vindo de outro estado. “ __ Seja bem vindo Lukas!”

          Mas, não foi tão bem recebido assim, logo algumas crianças perceberam que a pele do garoto possuía um tom... Verde! “__Isso não é normal, isso é diferente! Ele é diferente!” E, logo surgiram os apelidos: Hulk, limãozinho do agreste, chuchu, Lanterna verde, Tartaruga Ninja...

          Agora eu entendia toda aquela roupa, ele simplesmente se escondia, se escondia de nós, do mundo, se escondia dele mesmo! Agora os dias já não eram os mesmos, aquela rotina diária, modificada com a chegada de Lukas, o menino verde!

          Certo dia, eu e meus amigos, estávamos sentados no pátio do colégio, conversando, brincando. Foi quando, olhei e vi o Lukas, em um canto, sozinho... Fiquei com pena, logo pensei em ir conversar com ele, mas, não fui... Os outros alunos, foram, mas não para fazer amizade, estavam provocando-o, xingando. Só. Ele, o menino verde, se encolhia em seu mundinho e ali ficava. Eu percebi que a professora ao longe só observava.

          Com a chegada da primavera, as flores a desabrochar, já embelezam e perfumavam o ambiente. Hoje seria uma aula diferente! “__Uma aula perfumada”. Disse a professora!

E, foi...

A professora, cantou, narrou e conversou, sobre amizade, respeito, amor ao próximo. Também falou sobre, ódio, mágoa, dor, revolta. Ela chorou quando falou sobre a tristeza! Ela se alegrou quando falou sobre o amor! E nos perguntou:

___ Vocês são iguais?

Começamos a nos olhar.

___ Não, não somos iguais!

Entendemos que somos todos diferentes! E todos os alunos procuravam com o olhar, o menino verde! Nesse dia, ele não estava presente!

A professora continuou e disse: “... Somos diferentes, porém, essas diferenças são que nos fazem especiais, nos fazem únicos!

Comecei a repensar minhas atitudes, meu jeito, minhas falas, o quanto devo ter magoado. Fiquei triste e pelo jeito meus amigos também, porque podia-se perceber no olhar deles um brilho diferente, um diferente especial! E, um perfume diferente pairava no ar, o perfume da compreensão, do amor...

De repente, a professora interrompeu nossos pensamentos:

___ Classe, hoje nosso amigo, o Lukas, precisou ir para o hospital, ele não passou muito bem esta manhã.

Foi então que a professora relatou que o Lukas estava passando por um momento delicado em sua vida, uma doença no fígado. E, era por isso que sua pele tinha aquele tom, um pouco verde, amarelada.

Ficamos tristes, mas torcendo por sua recuperação! Gostaria de ter ido visitá-lo, porém não podíamos, então, escrevíamos cartas e mais cartas para ele. “Lukas, melhore logo! Estamos esperando por você”.

E em cada carta, um pedido de desculpas!

                                                   Francischini. Débora Wanêssa. Professora/ Pedagoga/

                                             Escola Municipal Dr. Cláudio de Almeida e Silva. Londrina. PR.

Compreensão textual: 

 1. O fato que gera o conflito na história é: 

(A) Mariana ser loira e ter olhos verdes.               (B) Lukas ser um estudante.  

(C) Mariana discriminar Lukas.                              (D) Lukas possuir o tom de pele diferente.

 

  2. No trecho “...Comecei a repensar minhas atitudes.”, a palavra “repensar” tem o sentido de: 

(A) Reexaminar.                     (B) Cobrar.                (C) Dialogar.                     (D) Conversar.

 

  3. “...Ele, o menino verde, se encolhia em seu mundinho e ali ficava...” Neste trecho, dá-se a entender que o menino

(A) Não ligava para o que acontecia.                      (B) Ficava desesperado e chorava.  

(C) Estava com frio, por isso se encolhia.               (D) Se sentia triste e então se silenciava.

 

 4.  Qual é o tema central do texto? 

(A) A primavera, estação das flores.                               (B) Se comportar na escola.

(C) Amizade.                                                                   (D) Discriminação.


 Responda: Copie no caderno as perguntas para respondê-las.

 5. Quem são os personagens principais? Quais suas características? 

R.

6. Retire do texto um trecho em que se percebe a presença do narrador como personagem: 

R. 

   7. A professora provoca uma mudança de atitude nos alunos, que mudança é essa? 

R. 

8. No trecho: 

 [...]“Lukas, melhore logo! Estamos esperando por você”. E em cada carta, um pedido de desculpas!

Pense e dê sua opinião. Se você fosse o Lukas, o que escreveria para os alunos?

R.

*************************************************************************************************************************

MATEMÁTICA 

Problemas matemáticos – Usar quadro de ordens C D U , d c, estratégia e resposta.

 

  1. Quando Lukas saiu do Hospital, sua mãe lhe comprou uma mochila por R$ 68,00, uma bota por R$ 98,00 e um casaco por R$ 320,00 Quanto sua mãe gastou ao todo?

 

  1. No supermercado sua mãe gastou R$ 18,50 em verduras, R$ 15,00 em doces e R$ 36,80 em frutas. Quanto ela gastou no supermercado?         

 

  1. Depois, a mãe de Lukas foi ao bazar, ela queria comprar fitas para fazer de presente um laço para Mariana. Comprou três peças de fita. A primeira com 10 m, a segunda com 15 m e a terceira com 28 m, quantos metros de fitas ela comprou?

 

  1. Lukas disse que queria presentear a nova amiga. Ele tem R$ 86,50 para comprar uma boneca, mas ainda lhe falta R$ 12,50. Qual é o preço da boneca?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.