segunda-feira, 29 de maio de 2017

Uso do mas, más e mais / Sujeito e predicado (tipos de sujeito) - Básico

PLANO DE AULA
              
      1)    IDENTIFICAÇÃO
               a)    Turma: 5º            
               b)    Disciplinas envolvidas:Língua portuguesa
               c)     Conteúdos: Uso do mas e mais/ tipos de sujeitos


     2)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
           ·   Formalizar o estudo do uso dos mas, más e mais, propondo aos estudantes compreender seu uso;
                ·   Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem.
                    ·       Compreender a função do uso dos mas e mais no nosso dia a dia;
                ·       Internalizar as regras usuais dos mas e mais; Sujeito e predicado – Tipos de Sujeito
                    ·       Desenvolver atenção e concentração.

     3)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
    
            Relembrar o conceito do uso do mas, más e mais/ Sujeito e predicado oralmente, passar as atividades no quadro para que copiem e resolvam em um tempo hábil.


              Após, passar o conceito no quadro e os exercícios em anexo para que resolvam.
Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. Mas por que um núcleo? Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).
Sujeito composto - é representado por mais de um núcleo, como vimos acima. Lembre-se que o sujeito sempre está ligado à ação praticada:

      4)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.
     
      5)    AVALIAÇÃO:
O que deve ser levado em consideração é a compreensão sobre os valores que o MAS, MÁS e o MAIS / Sujeito e predicado adquirem nos contextos reais de uso da língua.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: sabereeduca@blogspot.com 



  


EXERCICIOS DE FIXAÇÃO

1)    Complete as frases a seguir com MAS, MÁS MAIS:
01 - Pedro estuda, mas não aprende.
02 - Vendeu mais livros neste mês que no anterior.
03 - Bonitinha, mas pouco simpática.
04 - A população pede mais escolas.
05 - Ela não é bonita, mas conquista pela simpatia.
06 - Ele foi quem mais tentou; ainda assim, não conseguiu.
07 - Dizem as más línguas que ele vai ser o nosso prefeito.
08 - Municípios exigem mais escolas.
09 - Amor é igual fumaça: sufoca, mas passa.
10 - Este país está cada dia mais violento.
11- Tentei chegar na hora, mas me atrasei.
12 - Não ganhei o prêmio, mas dei o melhor de mim.
13 - As más ações empobrecem o espírito.

02. Classifique os sujeitos das orações em simples ou composto.
a. Marcos e eu vamos ao cinema à tarde. composto
b. Meu pai e seu tio estão conversando na sala. composto
c. Os trabalhos dos alunos estão no armário. simples
d. As modelos estão prontas para o desfile. simples
e. Atores e cantores gravaram comercial. composto
f. Argentina e Brasil jogam amanhã. composto
                                      TAREFA.

      1) Sublinhe o sujeito e identifique o(s) núcleo(s); depois diga se o sujeito é simples ou composto:
a) A batucada continuou madrugada afora. _____________________________________________
b) A animada orquestra volta de novo à cidade. _________________________________________
c) Patrões e empregados continuam as negociações. ______________________________________
d) Deixou rápido o palco o engraçado palhaço. __________________________________________
e) Greves e passeatas são formas de luta dos estudantes. ___________________________________
f) O longo desabafo trouxe-lhe a paz. _________________________________________________
g) A psicóloga, o professor e a diretora analisaram o caso. _________________________________
h) As duas meninas passeavam pela calçada. ____________________________________________





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário