1) IDENTIFICAÇÃO
a) Turma:
5º
ano
b) Disciplinas
envolvidas: Matemática
c) Conteúdos: Área; Desafios; Adição;
Subtração; Cálculos; Medida de comprimento.
2) OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer
e identificar como calcular a área utilizando-se de diversas estratégias.
3) OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Reconhecer
área;
Distinguir
área e perímetro;
Calcular
área.
4) DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Entregar xerox dos exercícios em
anexo, para que resolvam os mesmos, em seguida resolver junto.
5) RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro
negro, caderno individual do aluno e demais materiais.
6) AVALIAÇÃO:
Observar a participação do aluno nas discussões orais, sua
atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das
atividades.
7) REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Cada quadradinho
representado na malha ao lado corresponde a 2 metros quadrados de área. A área
em destaque na malha ao lado é igual a:
( A )
14 m2
( B ) 24 m2
( C )
28 m2
( D )
30 m2
QUESTÃO 02 – Observe o tabuleiro de xadrez:
Cada quadradinho do xadrez
tem o lado medindo 5 cm como
mostrado na figura. Encontre o perímetro
do tabuleiro de xadrez:
( A )
20 cm
( B )
40 cm
( C ) 160 cm
( D )
1600 cm
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QUESTÃO
03 – A figura ao lado representa o padrão do mosaico no chão de um salão de
festas. Parte do piso já foi colocado. Considerando cada quadradinho como 2 metros
de área, observe a figura e responda:
Qual é a área total do chão em que já foi colocado
o
piso?
( A
) 22 metros.
( B
) 24 metros.
( C
) 48 metros.
( D
) 52 metros.
QUESTÃO 4 – Qual é a área total do salão de festas
representado na questão anterior?
( A ) 54 metros.
( B ) 84 metros.
( C ) 104 metros.
( D ) 108 metros.
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QUESTÃO 5 – Se cada quadradinho rosa tem 1 cm² de
área, qual a área do quadrado maior?
( A ) 1 cm²
( B ) 14 cm
( C ) 14 cm²
( D ) 25 cm²
12 m
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4 m
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10 m
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( A ) 52 m2
(
B ) 42 m2
(
C ) 48 m2
(
D ) 33 m2
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