sábado, 13 de maio de 2017

Matemática

1) IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 5º ano           
b) Disciplinas envolvidas: Matemática
c) Conteúdos: Área; Desafios; Adição; Subtração; Cálculos; Medida de comprimento.

2) OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer e identificar como calcular a área utilizando-se de diversas estratégias.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Reconhecer área;
*      Distinguir área e perímetro;
*      Identificar medida de comprimento através do cálculo da área;
*      Calcular área.

4) DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Entregar xerox dos exercícios em anexo, para que resolvam os mesmos, em seguida resolver junto.

5) RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais.

6) AVALIAÇÃO:
Observar a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.

7) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 Cada quadradinho representado na malha ao lado corresponde a 2 metros quadrados de área. A área em destaque na malha ao lado é igual a:
( A ) 14 m2
( B ) 24 m2
( C ) 28 m2

( D ) 30 m2

QUESTÃO 02 – Observe o tabuleiro de xadrez:

Cada quadradinho do xadrez tem o lado medindo 5 cm como mostrado na figura. Encontre o perímetro do tabuleiro de xadrez:

( A ) 20 cm
( B ) 40 cm
( C ) 160 cm
( D ) 1600 cm 

























































QUESTÃO 03 – A figura ao lado representa o padrão do mosaico no chão de um salão de festas. Parte do piso já foi colocado. Considerando cada quadradinho como 2 metros de área, observe a figura e responda:

Qual é a área total do chão em que já foi colocado o
piso?
( A ) 22 metros.
( B ) 24 metros.
( C ) 48 metros.
( D ) 52 metros.

QUESTÃO 4 – Qual é a área total do salão de festas representado na questão anterior?
( A ) 54 metros.
( B ) 84 metros.
( C ) 104 metros.
( D ) 108 metros.


























QUESTÃO 5 – Se cada quadradinho rosa tem 1 cm² de área, qual a área do quadrado maior?
( A ) 1 cm²
( B ) 14 cm
( C ) 14 cm²
( D ) 25 cm²


12 m
4 m
10 m
QUESTÃO 6 – Uma escola de Educação Artística tem seus canteiros em forma geométrica. Um deles é em formato do trapézio retângulo, com as medidas indicadas na figura. A área do canteiro representada pela figura é:
( A ) 52 m2
( B ) 42 m2
( C ) 48 m2

( D ) 33 m2

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