PLANO DE AULA
1) IDENTIFICAÇÃO:
a) Turma: 5º ano
b) Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa/
Valores
c) Conteúdos: Produção de texto.
2) Objetivo geral:
de
relacionar fatos coerentemente dentro de uma
produção
textual, aguçando assim também sua
criatividade.
3) Objetivo
específico:
- Produzir um texto de acordo com o tema proposto utilizando as convenções gráficas: paragrafação e pontuação;
- Identificar título, tema, personagens e ações;
- Produzir propagandas a partir de um tema proposto;
- Aprimorar-se das características de um texto narrativo e propaganda.
- Refletir sobre a importância do brincar.
4) Recursos Didáticos: Materiais individuais do aluno.
5) Avaliação:
Durante a produção observar se o aluno consegue realizar com autonomia, respeitando as regras ortográficas, estruturais, pontuação e concordância com o tema, através da oralidade.
6) Desenvolvimento
Metodológico:
PROPOSTA DE PRODUÇÃO
“Ao lermos, discutirmos e interpretarmos
textos cujo tema foi ‘A importância do brincar”, refletimos
sobre a importância das brincadeiras e sua evolução ao longo dos tempos. Fomos
do pião ao videogame, da bola de couro a sua reinvenção e, agora, você vai
falar sério brincando de faz-de-conta...
1° MOMENTO
Faça de conta que a empresa Gessy
Lever criou um concurso que tem como objetivo promover um de seus produtos, o
sabão em pó Omo. Crie uma propaganda cujo tema seja"A importância do brincar".
( imagem em anexo)
2° MOMENTO
Brincadeiras de
criança: Com a lição de casa terminada rapidamente, só restava às crianças
tirar o uniforme “para não sujar”, vestir uma roupa “para bater”, esperar o
coleguinha no portão e correr para o abraço – ou melhor, para a rua. Uma vez em
“liberdade”, os objetivos eram tão diversos quanto acertar uma latinha, pular
sobre desenhos no chão ou se enfiar nos esconderijos mais estranhos possíveis.
As brincadeiras de rua, passadas de pai para filho, fizeram gerações e gerações
descobrir não só como se divertir, mas também como conviver.
Produza um conto (texto narrativo) utilizando como tema "A importância do brincar"; Seus texto deve conter de 25 a 30 linhas.
Exemplos de brincadeiras que poderão ser usadas no texto: Amarelinha,
Pular corda, Pular elástico, Esconde-esconde, Bolinha de gude, Queimada,
Cinco-marias, Passa anel, Adoleta, Corre cutia, Cama de Gato, Stop...
Fonte: http://www.cmrj.ensino.eb.br/cmrj/concursos/admissao/provas/2009/PRVPORT609.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.