PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 4º
b)
Disciplinas
envolvidas: Matemática
c)
Conteúdos:
Medidas
de Comprimento
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Reflexão, análise e fixação de critérios que
possibilitem entender os símbolos usuais, cálculos, transformações, produtos,
especificamente de medidas de Comprimento.
Aprofundar o
estudo de equivalências entre unidades de medida, usando as características do
sistema numérico, a multiplicação e a divisão pela unidade seguida de zeros, e
as relações de proporcionalidade direta.
3)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Aprender equivalências entre unidades de medida
de comprimento (quilometro, metro, centímetro) utilizando as relações de
proporcionalidade entre elas.
Compreender os
símbolos utilizados em cada unidade;
Saber
diferenciar onde se é usado cada medida específicos que atribuem cada unidade.
Permitir que
o aluno use a criatividade para medir comprimento sem utilizar instrumentos
conhecidos;
Perceber a importância de criar e ter uma
unidade padrão para medir comprimento;
Compreender o Sistema Internacional de
Medidas;
Resolver situações cotidianas, comparando e
transformando unidades de medidas.
4)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Conhecimentos
Prévios: Explorando a ideia de medidas, roda de conversa sobre como os alunos
realizam suas medições no seu cotidiano;
Passar o
conceito teórico do conteúdo em questão; Leitura e conversação utilizando o
livro didático_________________________________; utilizar uma régua, fita
métrica e trena para medir, utilizando a sala de aula e os próprios alunos; Após,
resolver atividades referentes ao conteúdo.
5) RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro negro,
giz;
Instrumentos de medida: trena, metro,
fita métrica, régua, cartolina;
Caderno do aluno; livro do aluno.
6)
AVALIAÇÃO:
A avaliação da
aprendizagem dos alunos em relação a esses conteúdos será realizada levando em
conta a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas e
através da aplicação dos conceitos estudados em atividades similares.
7)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
GARCIA,
Jacqueline. Coleção Conhecer
e Crescer: Alfabetização
Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.
http://tekatartaruga.blogspot.com.br/2013/06/plano-de-aula-sobre-medidas-de.html
__________________________________________________________________
texto
1. Leitura e conversação oral. (História) – Adaptar a fala para um maior
entendimento para o aluno!
Sistema
Métrico Decimal
Desde a
Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles
possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio
ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas
medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de
medida único para cada
grandeza.
Foi assim
que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários
países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia
o sistema métrico decimal.
Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa "o que
mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima
milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa
por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.
Conceito:
MEDIDAS
DE COMPRIMENTO
Quando
necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma
barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de
comprimento.
MEDIDAS
DE COMPRIMENTO
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Medidas
menores Que o metro: Centímetro.
1 m = 100
cm (centímetro) – Utilizar o centímetro na questão de usabilidade. (
Milímetro - mm)
ATIVIDADES
1.
Escreva
em seu caderno a unidade de medida de comprimento mais apropriada para cada item.
a) A
largura de uma caneta. (milímetro)
b) A largura
de um portão de garagem. (metro)
c) A
distância entre duas cidades. (quilômetro)
d) O
tamanho do sapato de um adulto. (centímetro)
e) O
comprimento de um caminhão. (metro)
f) O
comprimento de uma formiga. (milímetro)
2.
Escreva
por extenso a medida indicada em cada um dos itens seguintes.
a) 32 km g)
36 mm
b) 48 cm
c) 5000 m
d) 600 km
e) 3600 m
f) 12
cm
TAREFA:
1. Escreva a unidade de medida de comprimento mais apropriada para medir ou
avaliar o que se pede em cada um dos itens:
a) O
comprimento de uma caneta:
b)
O comprimento de um campo de futebol:
c)
A distância de Londrina à Cambé:
d)
A altura de um prédio:
e)
A espessura da folha de jornal:
f) A
largura de uma porta:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
GARCIA,
Jacqueline. Coleção Conhecer
e Crescer: Alfabetização
Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.
http://tekatartaruga.blogspot.com.br/2013/06/plano-de-aula-sobre-medidas-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.