sexta-feira, 18 de abril de 2014

Medidas de comprimento



PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO
                a)    Turma: 4º                                       
                b)    Disciplinas envolvidas: Matemática
                c)     Conteúdos: Medidas de Comprimento

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Reflexão, análise e fixação de critérios que possibilitem entender os símbolos usuais, cálculos, transformações, produtos, especificamente de medidas de Comprimento.
Aprofundar o estudo de equivalências entre unidades de medida, usando as características do sistema numérico, a multiplicação e a divisão pela unidade seguida de zeros, e as relações de proporcionalidade direta. 

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*     Aprender equivalências entre unidades de medida de comprimento (quilometro, metro, centímetro) utilizando as relações de proporcionalidade entre elas. 
*     Compreender os símbolos utilizados em cada unidade;
*     Saber diferenciar onde se é usado cada medida específicos que atribuem cada unidade.
*      Permitir que o aluno use a criatividade para medir comprimento sem utilizar instrumentos conhecidos;
*      Perceber a importância de criar e ter uma unidade padrão para medir comprimento;
*      Compreender o Sistema Internacional de Medidas;
*      Resolver situações cotidianas, comparando e transformando unidades de medidas.

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Conhecimentos Prévios: Explorando a ideia de medidas, roda de conversa sobre como os alunos realizam suas medições no seu cotidiano;
Passar o conceito teórico do conteúdo em questão; Leitura e conversação utilizando o livro didático_________________________________; utilizar uma régua, fita métrica e trena para medir, utilizando a sala de aula e os próprios alunos; Após, resolver atividades referentes ao conteúdo.

5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
                     Quadro negro, giz;
Instrumentos de medida: trena, metro, fita métrica, régua, cartolina;
Caderno do aluno; livro do aluno.

6)    AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem dos alunos em relação a esses conteúdos será realizada levando em conta a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas e através da aplicação dos conceitos estudados em atividades similares.

7)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.
http://tekatartaruga.blogspot.com.br/2013/06/plano-de-aula-sobre-medidas-de.html __________________________________________________________________

texto 1. Leitura e conversação oral. (História) – Adaptar a fala para um maior entendimento para o aluno!
Sistema Métrico Decimal
Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza. 
Foi assim que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.
  
 Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa  "o que mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.

Conceito:
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.

MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Medidas menores Que o metro: Centímetro.
1 m = 100 cm (centímetro) – Utilizar o centímetro na questão de usabilidade. ( Milímetro - mm)
 ATIVIDADES

      1.     Escreva em seu caderno a unidade de medida de comprimento mais apropriada para cada item.
a) A largura de uma caneta. (milímetro)
b) A largura de um portão de garagem. (metro)
c) A distância entre duas cidades. (quilômetro)
d) O tamanho do sapato de um adulto. (centímetro)
e) O comprimento de um caminhão. (metro)
f) O comprimento de uma formiga. (milímetro)

      2.     Escreva por extenso a medida indicada em cada um dos itens seguintes.
a) 32 km                                              g) 36 mm
b) 48 cm
c) 5000 m
d) 600 km
e) 3600 m
f)  12 cm

  TAREFA: 1. Escreva a unidade de medida de comprimento mais apropriada para medir ou avaliar o que se pede em cada um dos itens:
       a)     O comprimento de uma caneta:
       b)     O comprimento de um campo de futebol:
       c)     A distância de Londrina à Cambé:
       d)     A altura de um prédio:
       e)     A espessura da folha de jornal:
       f)      A largura de uma porta:

            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.
http://tekatartaruga.blogspot.com.br/2013/06/plano-de-aula-sobre-medidas-de.html 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.