PLANO
DE AULA
5º ano
DISCIPLINA: Matemática
OBJETIVOS:
·
Introduzir
o conceito de operações com números decimais;
·
Explorar
situações problema, que envolvam números decimais;
·
Fazer
com o que os alunos identifiquem, discutam e compreendam as características dos
números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano;
·
Relacionar
representações fracionárias e decimais;
·
Representar
e escrever e operar com números decimais.
CONTEÚDO: Números decimais
METODOLOGIA:
As
aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do
aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e
dentre outras;
Iniciar trabalhando com o sistema
monetário que é de conhecimento deles, mostrando que o Real é uma unidade
inteira e que os centavos são partes menores do inteiro.
Através de representações de frações, demonstrar
como se faz o registro dos números decimais.
Para ler números decimais é necessário
primeiramente, observar a localização da vírgula que separa a parte inteira da
parte decimal.
Um número decimal pode ser colocado na forma
genérica:
Centenas
|
Dezenas
|
Unidades
|
,
|
Décimos
|
Centésimos
|
Milésimos
|
AVALIAÇÃO:
·
Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades,
aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a
metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e
construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as
habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem
da matemática.
·
Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do
assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular do
Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino
Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e
Cultura. -TO: 2009.
Anexos: Atividades que serão passadas no
quadro negro:
1)
Escreva as frações decimais na forma de números decimais:
a) 8/10= __________________________
b) 8/100= _________________________
c) 8/1000=
_________________________
d) 18/10= _________________________
e) 18/100= ___________________________
f) 18/1000=___________________________
2)
Escreva cada um dos números a seguir na forma de fração decimal:
a) 0,3 = _________________________
b) 0,03
= _________________________
c)
0,003 = _________________________
d) 0,2
= __________________________
e) 1,23
= _________________________
3)
Escreva por extenso os números decimais:
a) 0,1 ________________________________________________________
b) 0,03________________________________________________________
c)
0,005 ______________________________________________________
4)
Usando algarismos, escreva na forma decimal:
a) sete
décimos _____________________________________________
b) sete
centésimos ___________________________________________
c) sete
milésimos ______________________________________________
d) doze
décimos _______________________________ _______________
e) doze
centésimos___________ _________________________________
TAREFA
1)
Escreva as frações decimais na forma de números decimais:
a) 5/10= __________________________
b) 5/100=
_________________________
c) 5/1000= _________________________
d) 15/10= _________________________
e) 15/100= _________________________
f) 15/1000=_________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.