PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 5º
b)
Disciplinas
envolvidas: Língua portuguesa
c)
Conteúdos: Sujeito,
Sujeito simples e composto, núcleo do sujeito e
Predicado
Predicado
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Conhecer características morfológicas
do conceito de Sujeito e Predicado e incorporá-los ao vocabulário ativo, e na
realização das atividades, sabendo conceituar e diferenciar.
3)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Formalizar o estudo dos sujeitos e predicados, propondo aos estudantes
compreender seu uso;
·
Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os
possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois
estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem. Esta
proposta de análise contrastiva - registro padrão e registro
informal - permite compreender melhor a comunicação em seus
diferentes níveis, favorecendo o exercício de expressão tanto oral quanto
escrita.
· Compreender
a função dos sujeitos na Língua Portuguesa;
· Internalizar
conceitos como sujeito e predicado;
·
Desenvolver atenção e concentração;
· Reconhecer sujeito e predicado em diferentes atividades.
· Conhecer os conceitos
de frase e oração.
4)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Contextualizar
os sujeitos e predicados, sujeito simples e composto e núcleo do sujeito,
conceituando a classificação; Entregar o conceito (xerox); Após passar no
quadro atividades para que apliquem o conceito de Sujeito, Sujeito simples e
composto, núcleo do sujeito e predicados estudado.
5)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro
negro, caderno individual do aluno e demais materiais, xerox.
6)
AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e
resolução das atividades.
7)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Existem alguns tipos de sujeito. Vejamos esse conteúdo de
uma maneira diferente, em uma linguagem menos elaborada:
Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. Mas por que um núcleo? Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).
Observe a diferença:
1. A criança gostou do seu sorriso. (Quem pratica a ação? A criança: quantos núcleos? Só um: criança.)
2. A criança e a avó gostaram do seu sorriso. (Quem pratica a ação? A criança e a avó: quantos núcleos? Dois: criança e avó.)
Assim, são exemplos de sujeitos simples:
a) A turma já foi embora. (núcleo: turma)
b) Os dois gostaram do filme. (núcleo: dois)
c) Alguém gostaria de ler o texto: (núcleo: alguém)
d) O falar muito às vezes causa problemas. (núcleo: falar)
e) Os ensaios de hoje foram muito cansativos. (núcleo: ensaios)
Sujeito composto - é representado por mais de um núcleo, como vimos acima. Lembre-se que o sujeito sempre está ligado à ação praticada:
Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. Mas por que um núcleo? Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).
Observe a diferença:
1. A criança gostou do seu sorriso. (Quem pratica a ação? A criança: quantos núcleos? Só um: criança.)
2. A criança e a avó gostaram do seu sorriso. (Quem pratica a ação? A criança e a avó: quantos núcleos? Dois: criança e avó.)
Assim, são exemplos de sujeitos simples:
a) A turma já foi embora. (núcleo: turma)
b) Os dois gostaram do filme. (núcleo: dois)
c) Alguém gostaria de ler o texto: (núcleo: alguém)
d) O falar muito às vezes causa problemas. (núcleo: falar)
e) Os ensaios de hoje foram muito cansativos. (núcleo: ensaios)
Sujeito composto - é representado por mais de um núcleo, como vimos acima. Lembre-se que o sujeito sempre está ligado à ação praticada:
a) Ana e Leo gostam um do outro. (núcleos: Ana e Leo)
b) As novelas e propagandas não acrescentam nada à vida. (núcleos: novelas e propagandas)
c) Eu e ele não queremos você chorando mais! (núcleos: eu e ele)
d) As uvas, os morangos e os mamões estão maduros demais! (núcleos: uvas, morangos e mamões)
Sujeito indeterminado – Ocorre quando não conseguimos determinar quem praticou a ação de fato. O sujeito existe, mas não conseguimos identificá-lo. Pode aparecer em duas situações:
1 -
Retire o sujeito e o predicado:
a – Os alunos
e professores se esforçam.
Sujeito:
Alunos e professores
Núcleo do sujeito: Alunos
e professores
Sujeito: ( ) simples ( x ) composto
Predicado: Se
esforçam
b
- Minha vida era um palco iluminado.
Sujeito:________________________________________________________
Núcleo do sujeito:________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: _____________________________________________________
c - Ele
recebeu o prêmio.
Sujeito_________________________________________________________
Núcleo do sujeito:________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicad_______________________________________________________
d - Um
é pouco.
Sujeit__________________________________________________________
Núcleo do sujei__________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predica________________________________________________________
e -
Viver é muito perigoso.
Suje___________________________________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: ______________________________________________________
f
- Chegaram os animais.
Sujei___________________________________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: _____________________________________________________
g -
Telefonaram para você.
Sujeito:________________________________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: ______________________________________________________
h -
Alguém se enganou.
Sujeito:_________________________________________________________
Núcleo do sujeito:_________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: ______________________________________________________REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
obrigado
ResponderExcluirtem o gabarito?
Excluir