sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sujeito e Predicado - Núcleo do sujeito; Sujeito simples e composto



PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

                 a)  Turma: 5º            
                 b)    Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa
                 c)     Conteúdos: Sujeito, Sujeito simples e composto, núcleo do sujeito e 
                                            Predicado

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer características morfológicas do conceito de Sujeito e Predicado e incorporá-los ao vocabulário ativo, e na realização das atividades, sabendo conceituar e diferenciar.

3)    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Formalizar o estudo dos sujeitos e predicados, propondo aos estudantes compreender seu uso;
·       Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem. Esta proposta de análise contrastiva - registro padrão e registro informal - permite compreender melhor a comunicação em seus diferentes níveis, favorecendo o exercício de expressão tanto oral quanto escrita.
·       Compreender a função dos sujeitos na Língua Portuguesa;
·       Internalizar conceitos como sujeito e predicado;
·       Desenvolver atenção e concentração; 
·       Reconhecer sujeito e predicado em diferentes atividades. 
·       Conhecer os conceitos de frase e oração.

4)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Contextualizar os sujeitos e predicados, sujeito simples e composto e núcleo do sujeito, conceituando a classificação; Entregar o conceito (xerox); Após passar no quadro atividades para que apliquem o conceito de Sujeito, Sujeito simples e composto, núcleo do sujeito e predicados estudado.
5)    RECURSOS DIDÁTICOS:
           Quadro negro, caderno individual do aluno e demais materiais, xerox.

6)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.

7)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Existem alguns tipos de sujeito. Vejamos esse conteúdo de uma maneira diferente, em uma linguagem menos elaborada:

Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. Mas por que um núcleo? Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).

Observe a diferença:

1. A criança gostou do seu sorriso. (Quem pratica a ação? A criança: quantos núcleos? Só um: criança.)
2. A criança e a avó gostaram do seu sorriso. (Quem pratica a ação? A criança e a avó: quantos núcleos? Dois: criança e avó.)
Assim, são exemplos de sujeitos simples:

a) A turma já foi embora. (núcleo: turma)
b) Os dois gostaram do filme. (núcleo: dois)
c) Alguém gostaria de ler o texto: (núcleo: alguém)
d) O falar muito às vezes causa problemas. (núcleo: falar)
e) Os ensaios de hoje foram muito cansativos. (núcleo: ensaios)


Sujeito composto - é representado por mais de um núcleo, como vimos acima. Lembre-se que o sujeito sempre está ligado à ação praticada:








a) Ana e Leo gostam um do outro. (núcleos: Ana e Leo)
b) As novelas e propagandas não acrescentam nada à vida. (núcleos: novelas e propagandas)
c) Eu e ele não queremos você chorando mais! (núcleos: eu e ele)
d) As uvas, os morangos e os mamões estão maduros demais! (núcleos: uvas, morangos e mamões)

Sujeito indeterminado – Ocorre quando não conseguimos determinar quem praticou a ação de fato. O sujeito existe, mas não conseguimos identificá-lo. Pode aparecer em duas situações:
1 - Retire o sujeito e o predicado:

a – Os alunos e professores se esforçam.
Sujeito: Alunos e professores
Núcleo do sujeito: Alunos e professores
 Sujeito: ( ) simples ( x ) composto
Predicado: Se esforçam

 b - Minha vida era um palco iluminado.
Sujeito:________________________________________________________
Núcleo do sujeito:________________________________________________ 
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: _____________________________________________________
c - Ele recebeu o prêmio.
Sujeito_________________________________________________________
Núcleo do sujeito:________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicad_______________________________________________________
d - Um é pouco.
Sujeit__________________________________________________________
Núcleo do sujei__________________________________________________
 Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predica________________________________________________________
e - Viver é muito perigoso.
Suje___________________________________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________________________________
 Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: ______________________________________________________
 f - Chegaram os animais.
Sujei___________________________________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: _____________________________________________________
g - Telefonaram para você.
Sujeito:________________________________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: ______________________________________________________
h - Alguém se enganou.
Sujeito:_________________________________________________________
Núcleo do sujeito:_________________________________________________
Sujeito: ( ) simples ( ) composto
Predicado: ______________________________________________________

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.