PLANO
DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO
Turma: 4º ano
Disciplinas envolvidas: Matemática
Conteúdos:
Multiplicação por dois fatores, cálculo, exploração da tabuada; Desafios matemáticos.
• Adição
• Subtração
• Comparação entre as operações de adição e subtração
• Multiplicação
• Divisão
• Subtração
• Comparação entre as operações de adição e subtração
• Multiplicação
• Divisão
2.
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer
números naturais. Ampliar o repertório de estratégias utilizadas na resolução
de diferentes tipos de operações e desafios matemáticos.
3.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resolver operações
com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas
operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
Distinguir em uma
soma as parcelas e a soma.
Aplicar e resolver as propriedades da adição.
Aplicar e resolver as propriedades da adição.
Identificar em uma
subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença.
Relacionar a
multiplicação com a adição.
Identificar em uma
multiplicação os fatores e o produto.
Aplicar e resolver as
propriedades da multiplicação.
Identificar em uma
divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
Conseguir perceber
que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa.
4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º momento
Entregar a atividade
xerocada com atividades - desafios diversos (Simulado) para que leiam com
atenção e respondam as questões de múltipla escolha; Serão 11 ao todo, tendo 1
questão adicional.
5. RECURSOS DIDÁTICOS: sulfite (xerox), materiais individuais do aluno.
6.
AVALIAÇÃO:
Observar
o interesse e questões dos alunos, bem como a resolução das atividades.
Refletir se objetivos foram alcançados.
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
8- ANEXO – Simulado para
xerocar.
1.
Na escola da
Juliana tem 1546 alunos. O maior número que você pode escrever usando os
algarismos
1 – 5 – 4 – 6 é:
(
a ) 1000 (
b ) 1546 ( c )
6541 (
d ) 6000
2.
Na escola da
Juliana tem 1546 alunos. O número 5 ocupa a ordem das:
(
a ) Unidades ( b )
dezenas ( c ) Centenas (
d ) Unidade de Milhar
3.
Pedro resolveu a
operação no quadro e acertou: 4509 : 9
O resultado foi:
(
a ) 501 ( b )
51 ( c ) 59 ( d )
N.D.A
4.
Julia ganhou
12 caixas de balas com 24 balas de hortelã e Agatha ganhou 13 caixas de balas
com 25 balas de morango. Quantas
balas as duas ganharam ao todo?
(
a ) 288 balas (
b ) 613 balas (
c ) 325 balas ( d ) 74
balas
5. Paulo constrói móveis de madeira, ele
demora, em média, três semanas para fabricar uma cadeira. Quantos dias
aproximadamente ele demora para fabricar esta cadeira?
( a ) 7 dias.
( b ) 14 dias. ( c ) 21 dias. ( d
) 30 dias.
6.
Um número
tem 9 unidades de milhar, 1 centena, 3 dezenas e 8 unidades. Este número é:
( a ) 9.013 ( b )
9.038 ( c )
9.108 ( d )
9.138
7. Os números que estão faltando na sequência
abaixo são respectivamente:
30
|
40
|
60
|
70
|
( a ) 45
e 80. (
b ) 50 e 75. (
c ) 50 e 80. (
d ) 50 e 90.
8. Na coleção de figurinhas do Ricardo
estava sobrando 360 figurinhas, ele repartiu igualmente esta quantidade com
seus amigos Pedro, Matheus e João. Quantas figurinhas cada um dos amigos de
Ricardo recebeu?
( a )
120 (
b ) 12 (
c ) 363 (
d ) 257
9.Numa fazenda havia 5240 bois. Na feira de
gado o fazendeiro vendeu 1199 bois. Há agora na fazenda:
( a )
4199 (
b ) 4159 ( c )
4041 (
d ) 6439
10. Eduarda foi à feira comprar frutas para
revender em sua mercearia. Ela adquiriu na feira 33 caixas com 24 laranjas em
cada caixa. Quantas laranjas Eduarda adquiriu ao todo?
( a )
729 abacaxis (
b ) 57 laranjas (
c ) 9 laranjas (
d ) 729 laranjas
ALUNO
(A).............................................................................................................................
Turma:.......................................................................................
Data:.........../........./...........
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