PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 5º
b)
Disciplinas
envolvidas: Língua portuguesa
c)
Conteúdos: Sujeito
e Predicado
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Conhecer características morfológicas
do conceito de Sujeito e Predicado e incorporá-los ao vocabulário ativo, e na
realização das atividades, sabendo conceituar e diferenciar.
3)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Formalizar o estudo dos sujeitos e predicados, propondo aos estudantes
compreender seu uso;
·
Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os
possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois
estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem. Esta
proposta de análise contrastiva - registro padrão e registro
informal - permite compreender melhor a comunicação em seus
diferentes níveis, favorecendo o exercício de expressão tanto oral quanto
escrita.
· Compreender
a função dos sujeitos na Língua Portuguesa;
· Internalizar
conceitos como sujeito e predicado;
·
Desenvolver atenção e concentração;
· Reconhecer sujeito e predicado em diferentes atividades.
· Conhecer os conceitos
de frase e oração.
4)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Contextualizar
os sujeitos e predicados, lembrando a classificação; Passar o conceito no
quadro; Ler o texto para os alunos (Os três astronautas); Conversação sobre o
texto; Após passar no quadro atividades contextualizando com o texto lido para
que apliquem o conceito de Sujeito e predicado estudado.
5)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro
negro, caderno individual do aluno e demais materiais.
6) AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e
resolução das atividades.
7)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
LEITURA DO TEXTO: Os três
astronautas
Era uma vez a Terra. E era
uma vez Marte. Ficavam muito distantes um do outro, no meio do céu, e em volta
havia milhões de planetas e de galáxias. Os homens que moravam na Terra queriam
alcançar Marte e os outros planetas: mas estavam tão longe! De qualquer forma
eles fizeram o possível. Primeiro lançaram satélites que giravam em volta da
Terra durante dois dias e depois voltavam. Depois lançaram foguetes que também
giravam em volta da Terra, mas, em vez de voltar, escapavam da atração
terrestre e se perdiam no espaço infinito. Primeiro colocaram cães nos
foguetes: mas os cães não sabiam falar, e pelo rádio só transmitiam “au-au”. E
os homens não entendiam o que eles tinham visto e onde haviam chegado. No fim
encontraram homens corajosos que queriam ser astronautas. O astronauta se
chamava assim porque partia para explorar o espaço infinito, com os astros, os
planetas, as galáxias e tudo aquilo que existe em volta. Os astronautas partiam
sem saber se iriam voltar. Queriam conquistar as estrelas para que um dia todos
pudessem viajar de um planeta para outro, porque a Terra tinha ficado muito
apertada e os homens aumentavam dia a dia. Uma bela manhã partiram da Terra, de
três pontos diferentes, três foguetes. No primeiro tinha um americano, que,
assobiava alegremente uma musiquinha de jazz. No segundo tinha um russo, que
cantava com voz profunda “Volga, Volga”. No terceiro tinha um chinês, que
cantava uma bela canção, que aos outros dois parecia desafinada. Cada um dos
três queria ser o primeiro a chegar em Marte, para mostrar que era o melhor. Na
verdade o americano não gostava do russo e o russo não gostava do americano, e
o chinês desconfiava dos outros dois. E isto porque o americano, para dizer bom
dia, dizia: “how do you do” e o russo dizia 3дpacтвyйte e o chinês dizia bom
dia em chinês. Por isso não se entendiam e se achavam diferentes. Mas como
todos os três eram muito bons, chegaram a Marte quase no mesmo tempo. Desceram
das astronaves, de capacete e macacão espacial... e encontraram uma
paisagem maravilhosa e inquietante: o solo era sulcado por longos canais cheios
de uma água verde-esmeralda. Havia estranhas árvores azuis com pássaros jamais
vistos, com plumas de cor estranhíssima. No horizonte se viam montanhas
vermelhas que mandavam estranhos reflexos. Os astronautas olhavam a paisagem,
olhavam-se uns aos outros e cada um ficava no seu canto, um desconfiado do
outro. Depois chegou a noite. Havia em volta um estranho silêncio, e a Terra
brilhava no céu como se fosse uma estrela longínqua. Os astronautas se sentiam
tristes e perdidos, e o americano, na escuridão, chamou a mãe. Disse:
“Mommy..”. E o russo disse: “Mama”. E o chinês disse: “Ma-ma”. Mas logo
entenderam que estavam falando a mesma coisa e tinham os mesmos sentimentos.
Assim um sorriu para o outro, se aproximaram, acenderam juntos uma bela
fogueira, e cada um cantou as músicas de sua terra. Então criaram coragem e,
esperando a manhã, aprenderam a se conhecer.
CONCEITO:
Quem realiza a ação da oração? O sujeito.
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? O predicado.
O sujeito e o predicado são termos essenciais da oração, pois deles
resulta a estrutura básica das orações da língua.
Sujeito: é o termo de quem ou de que se diz algo. Ex: Paula viaja muito
para o nordeste. (Paula – ser de quem se fala = sujeito)
Predicado: é aquilo que se diz do sujeito. Ex: O dia encerra-se triste.
(encerra-se triste – o que se fala do sujeito = predicado)
1.
Responda
as questões e classifique –as em Sujeito ou Predicado:
a)
Os
astronautas viajaram para o espaço.
Quem
realiza a ação da oração?
______________________________________________________________
O que
se fala daquele que realiza a ação da oração?
______________________________________________
b)
Os
cientistas estudaram o espaço.
Quem
realiza a ação da oração?
______________________________________________________________
O que
se fala daquele que realiza a ação da oração?
______________________________________________
c)
Naquela
semana, os cachorros foram ao espaço.
Quem
realiza a ação da oração?
______________________________________________________________
O que
se fala daquele que realiza a ação da oração?
______________________________________________
d)
O
americano sentia saudades.
Quem
realiza a ação da oração?
______________________________________________________________
O que
se fala daquele que realiza a ação da oração?
______________________________________________
e)
Aquele
astronauta russo decolou ontem.
Quem
realiza a ação da oração?
______________________________________________________________
O que
se fala daquele que realiza a ação da oração?
______________________________________________
TAREFA:
Desafiar
a turma a construir orações destacando o sujeito e o predicado de cada uma delas.
Para isso, distribuir revistas e pedir que escolham uma gravura. Para cada
gravura devem ser elaboradas 3 frases.
a)
A menina olha seus pés.
Sujeito:
Predicado:
b)
Ela anda descalça.
Sujeito:
Predicado:
c)
Gabriela sente dor nos pés.
Sujeito:
Predicado:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
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ola! gostei muito amei muito bom queria mais atividades assim
ResponderExcluiramei essas atividades
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