terça-feira, 29 de abril de 2014

Interpretação de texto - Dengue



PLANO DE AULA
           1.     IDENTIFICAÇÃO
Turma: 4º ano
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa/ Ciências
Conteúdos: Interpretação de texto, leitura e oralidade; Produção de texto - Informativos.

      2.     Objetivo Geral:
Tornar o aluno habilitado, quanto à interpretação de textos, compreenderem, manifestar opiniões e saber expressá-las em forma escrita.

      3.     OBJETIVO  ESPECÍFICO:
       *     Ler  com compreensão e autonomia;
       *     Interpretar as questões;
       *     Produzir um texto de acordo com o tema proposto utilizando as convenções gráficas: paragrafação e pontuação.
       *     Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.
       *     Avaliar a habilidade do aluno ao utilizar o dicionário, aprimorar a interpretação textual e produzir textos informativos de modo coerente;
       *     Conscientizar sobre a importância ao combate à dengue;
       *     Conhecer o mosquito transmissor da Dengue através de estudo de texto informativo.

      4.     DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

1º dia
Entregar o xerox do texto “O QUE É DENGUE?” pedir-lhes que leiam com atenção e trazer para a nossa vivência, trabalhar coletivamente o fator Dengue, consequências, o que é, a importância de se combater o mosquito; Debater a questão! Após passar as questões interpretativas para que os mesmo resolvam.  

2º dia
Reler o texto novamente observando o conteúdo abordado; Após, pedir-lhes que produzam cartazes informativos sobre o combate a dengue”,

          5.     RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro negro, materiais individuais do aluno, xerox, dicionário.

          6.     AVALIAÇÃO:
·        Durante a leitura expontânea, verificar se o aluno lê com entonação e fluência.
·       Durante a interpretação observar se o aluno consegue responder com autonomia.


http://meucantinhodesugestes.blogspot.com.br/2012/11/lingua-portuguesa-exercitando.html
 

       8.      ANEXO – Texto para estudo e interpretação.


O QUE É DENGUE?

         Dengue é uma doença causada por um vírus, transmitida pela picada de um mosquito: o “AEDES AEGYPTI ”.
         Os principais sintomas são febre, dor de cabeça forte, dor nos músculos, nos olhos e nos ossos. Às vezes causa manchas vermelhas na pele.
         Casos surjam algum desses sintomas, não tome nenhum remédio por conta própria; o melhor é procurar o Centro de Saúde.
         Não existe vacina contra a dengue!
         O AEDES AEGYPTI é um mosquito fêmea que põe seus ovos em locais com água limpa e parada, como em vasos de plantas e flores, pneus, latas, latões, garrafas, caixas-d’água, cisternas e outros recipientes que possam acumular água.

1 - Este texto foi escrito para:
 ( A ) alertar
 ( B  ) divertir
 ( C ) ameaçar
 ( D) socorrer
2. Ao sentir os sintomas da dengue, a pessoa deve:
( A) comprar um remédio.
( B) procurar um centro de saúde.
(C) jogar fora a água dos pratinhos dos vasos.
(D) isolar- se para não contagiar outras pessoas.

3. Leia esta frase, que fala sobre os sintomas da Dengue.

      “Os principais sintomas são febre, dor de cabeça forte, dor  
  nos músculos, nos olhos e nos ossos.”

 A frase abaixo que também fala de um sintoma dessa doença é:
( A ) “O AEDES AEGYPTI é um mosquito que põe ovos em locais com água limpa e parada(...)”
( B  ) “Dengue é uma doença causada por um vírus (...)”
( C ) “Às vezes causa manchas vermelhas na pele.”
( D  ) “Não existe vacina contra a dengue!”

4. Para acabar com o mosquito AEDES AEGYPTI, é preciso evitar:
( A ) o uso de latas e garrafas.
( B ) o plantio de flores no jardim.
( C ) o armazenamento de água em caixas d’água.
( E )  a água limpa e parada, em recipientes destampados.
Dengue   mata
Se  a  gente  bobear, ela  volta.
É  hora  de esquentar a  briga  contra  o  mosquito.

5. Responda:
a) Qual é o mosquito causador da dengue?
R= ______________________________
6 – Leia com atenção.

No  trecho “Se  a  gente  bobear , ela  volta.” , a  palavra  ela substitui  a  palavra:
(A) briga
(B) dengue
(C) gente
(D) hora
 “É  hora  de esquentar a  briga  contra  o  mosquito.”  Esta expressão significa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 comentários:

  1. Sou professora e adorei a temática bem atual e além disso informativa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sou professor do 4º ano de escolaridade, achei muito interessante e propício a temática abordada. era o que estava procurando para meu trabalho semanal.
    Parabéns!
    Muito obrigado!
    Pedro augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trabalho com 5º ano gostei muito das atividades. obrigada. Bete.

      Excluir
  3. Muito bem elaborado seu plano de aula. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela aula. muito bem elaborada. gostei muito

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela atividade. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Amei teu plano.
    Parabéns!

    ResponderExcluir