terça-feira, 8 de abril de 2014

Números decimais



PLANO DE AULA
5º ano
DISCIPLINA: Matemática
OBJETIVOS:
·       Introduzir o conceito de operações com números decimais;
·       Explorar situações problema, que envolvam números decimais;  
·       Fazer com o que os alunos identifiquem, discutam e compreendam as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano;
·       Relacionar representações fracionárias e decimais; 
·       Representar e escrever e operar com números decimais.

CONTEÚDO: Números decimais

METODOLOGIA:
As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e dentre outras;
         Iniciar trabalhando com o sistema monetário que é de conhecimento deles, mostrando que o Real é uma unidade inteira e que os centavos são partes menores do inteiro.
Através de representações de frações, demonstrar como se faz o registro dos números decimais.
Para ler números decimais é necessário primeiramente, observar a localização da vírgula que separa a parte inteira da parte decimal.
Um número decimal pode ser colocado na forma genérica:
Centenas
Dezenas
Unidades
 , 
Décimos
Centésimos
Milésimos








AVALIAÇÃO:
·                  Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
·                  Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.

Anexos: Atividades que serão passadas no quadro negro:


1) Escreva as frações decimais na forma de números decimais:

a) 8/10=   __________________________
b) 8/100=    _________________________
c) 8/1000=  _________________________
d) 18/10=    _________________________
e) 18/100= ___________________________
f) 18/1000=___________________________

2) Escreva cada um dos números a seguir na forma de fração decimal:

a) 0,3   = _________________________
b) 0,03 = _________________________
c) 0,003 = _________________________
d) 0,2 = __________________________
e) 1,23 = _________________________

3) Escreva por extenso os números decimais:

a) 0,1 ________________________________________________________

b) 0,03________________________________________________________

c) 0,005 ______________________________________________________

4) Usando algarismos, escreva na forma decimal:

a) sete décimos   _____________________________________________

b) sete centésimos   ___________________________________________

c) sete milésimos ______________________________________________

d) doze décimos _______________________________ _______________

e) doze centésimos­­­­­­­­___________ _________________________________

TAREFA

1) Escreva as frações decimais na forma de números decimais:

a) 5/10=  __________________________
b) 5/100=   _________________________
c) 5/1000= _________________________
d) 15/10=   _________________________
e) 15/100= _________________________
f) 15/1000=_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário