ALUNO(A):
_________________________________________________________
PROFESSOR(A):_____________________________________________________
4º ano ______
DATA: ____/____/____ 1ºBIMESTRE VALOR:7,0
AVALIAÇÃO DE
HISTÓRIA E GEOGRAFIA Nota:_________
A T E N Ç Ã O
Preencha o cabeçalho.
Evite pedir material emprestado durante a
prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova
Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com
calma, pensando bem antes de responder as questões.
Não se esqueça de
revê-las, antes de entregá-la.
HISTÓRIA
(...) “São
habitantes das terras da região de Londrina muito antes da chegada do homem
branco nesta região. Foram “colonizados e pacificados” no período de 1.770 a
1.930. A partir daí, tiveram seus territórios expropriados e o contato se
estabeleceu de forma desigual. Perderam sua autonomia enquanto grupo, viram-se
privados de seus saberes e de seus amplos territórios de caça e pesca, passando
a viver em aldeamentos controlados por administradores brancos, missionários e
civis” (...) Fonte:www.londrina.pr.gov.br.
1- Complete as frases e encontre as
respostas no caça-palavras. Tenha muita atenção, pois as palavras podem estar
escondidas. (1,0 ponto – 0,1 cada) (Caça palavras 0,5 ponto)
a- Antes da colonização, o território
onde hoje é Londrina era habitado por tribos Indígenas. A maior delas era a
____________________________.
b- Os Kaingang viviam nas________________________.
c- A terra pertencia a todos, plantavam
______________, abóbora, ______________, amendoim, etc.
d- Também obtinham alimentos através da
______________e _______________.
e- O Kuiã era para a tribo como os
________________ e os sacerdotes são para nós.
A
|
F
|
G
|
H
|
F
|
R
|
A
|
N
|
D
|
E
|
S
|
C
|
K
|
E
|
P
|
E
|
S
|
C
|
A
|
L
|
O
|
P
|
I
|
M
|
A
|
S
|
O
|
C
|
I
|
D
|
E
|
M
|
O
|
M
|
A
|
E
|
I
|
T
|
E
|
D
|
A
|
U
|
I
|
P
|
E
|
I
|
P
|
T
|
N
|
G
|
T
|
R
|
I
|
B
|
O
|
S
|
F
|
L
|
A
|
R
|
G
|
R
|
C
|
E
|
F
|
E
|
G
|
U
|
E
|
H
|
R
|
G
|
A
|
C
|
B
|
A
|
B
|
A
|
E
|
I
|
H
|
O
|
I
|
B
|
N
|
V
|
V
|
O
|
L
|
M
|
A
|
E
|
C
|
Ç
|
S
|
A
|
G
|
A
|
F
|
E
|
I
|
J
|
A
|
O
|
I
|
A
|
O
|
D
|
O
|
S
|
A
|
L
|
J
|
I
|
L
|
P
|
E
|
R
|
D
|
O
|
V
|
S
|
D
|
A
|
Ç
|
A
|
C
|
N
|
X
|
Z
|
M
|
U
|
O
|
A
|
A
|
R
|
J
|
I
|
O
|
L
|
U
|
M
|
I
|
L
|
f- O Cacique é o
____________________ da
tribo.
g- Para caçar, eles utilizavam arco e
flecha ou com as mãos. Também tinha uma técnica para pegar peixes chamada
_________________.
h- FUNAI significa fundação nacional
do______________.
2-
Atualmente
os índios de nossa região vivem nos postos indígenas, como o do Apucaraninha,
sob a proteção da FUNAI – Fundação Nacional do Índio. (0,8 ponto – 0,4 cada)
a)
Explique
como é o território deles atualmente.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Como
é a vida das mulheres na aldeia? E dos homens?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA.
1-
Observe
a ilustração e responda.(0,9 ponto – 0,3 cada)
a) Em que
direção estão os morros em relação ao menino? ____________________________
b) E a casa? ______________________
c) O sol
sempre nasce na direção... Pinte a resposta certa.
Norte
|
Sul
|
Leste
|
Oeste
|
A população de um município é formada por um
conjunto
de pessoas que nele
vive.
Vista aérea
da região central do município de Londrina. Em destaque: catedral
metropolitana.
2- Sobre o território do município de
Londrina podemos afirmar: (0,4 ponto)
(
) Que ele possui área urbana e área rural.
(
) Que ele possui apenas área urbana.
(
) Que ele possui apenas área rural.
(0,6 ponto – 0,3 cada)
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
4- Apensar
de diferentes, a zona rural e a zona urbana necessitam uma da outra. Dê exemplos
dessa relação. (0,8 ponto – 0,4 cada)
A zona rural necessita da cidade para:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
A zona urbana necessita do campo para:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5-
A
agricultura é uma das principais fontes de recurso do município de Londrina,
assinale os alimentos abaixo que NÃO
possuem produção significativa em nosso município: (0,6 ponto – 0,3 cada)
( ) Milho ( ) Arroz
( ) Batata ( ) Soja
( ) Uva ( ) Trigo
( ) Café ( ) Cebol
6-
As
atividades de lazer das áreas urbanas são diferentes das áreas rurais.
Diferencie as atividades abaixo, conforme a legenda a seguir. (0,6 ponto – 0,1 cada)
(1) atividades de diversão das cidades
(2) atividades de diversão do campo
(
) Pescar em rios ( ) Teatros
(
) Parques de diversão (
) Passeios ecológicos
( ) Shopping Center ( ) Museus
7-
Coloque
V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas. (0,8 ponto – 0,1 cada)
( ) A zona urbana é formada pelo centro
da cidade e os bairros.
( ) Na zona rural, uma casa fica distante
da outra.
( ) Na zona rural tem grandes lojas.
( ) Eu estudo na zona rural.
( ) Os alimentos naturais como frutas,
verduras e legumes vem da zona urbana.
( ) Na zona rural o ar é poluído.
( ) Na zona urbana em muita movimentação
e transito.
( ) Existem cidades que não possuem zona
rural.
Fonte: Google; Viver e descobrir - Magda Tuma.
ORGANIZADORA: Vivian Cavassani
Cade as respostas da Avaliação história e geografia
ResponderExcluir