quinta-feira, 6 de março de 2014

Como viviam e quem eram os habitantes de Londrina?


PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

                   a)    Turma: 4º            
                   b)    Disciplinas envolvidas: História e Arte
                   c)    Conteúdos: Os primeiros habitantes – Índios Kaingang / Criação de desenhos – Pintura – Releitura. 
2)    OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecimento da diversidade sócio-cultural desses povos, conhecendo sua cultura e influência na formação de Londrina.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
        Expressar de forma clara e coerente;
·       Redigir relatório a partir do tema estudado;      
·       Conhecer aspectos relevantes da cultura indígena em seu cotidiano;
·       Identificar alguns povos indígenas oriundos de diferentes regiões;
·       Produzir através de ilustrações a vida dos Kaingangs

3)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Iniciando a aula, induzir os alunos a uma conversação sobre os índios, buscando neles seus conhecimentos prévios; Apresentar os Índios Kaingangs como sendo nossos primeiros habitantes através do livro e do texto digitado (Pág.44); Após, resolver as atividades inerentes ao tema.
Em um segundo momento entregar em fichas digitadas a sequência da História dos Índios Kaingangs em Londrina, para que ilustrem cada momento de acordo com a escrita (TRABALHO DE HISTÓRIA).

4)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, caderno de história, quadro, folhas digitadas e demais materiais do aluno.

5)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias.

6)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º  ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.

7)    ANEXOS: Atividades / texto digitado

Como viviam e quem eram os habitantes de Londrina?
Como vivia antigamente a sociedade Kaingáng?

Muitos povos indígenas viviam em nossa região, entre eles os Guarani e os Kaingáng.
O território Kaingáng era muito grande e organizado em tribos. Cada tribo era formada por
várias aldeias.

          Os Kaingáng não ficavam parados muito tempo no mesmo lugar, saíam explorando o grande espaço que possuíam, sempre unidos ao grupo familiar.

          A terra onde viviam, pertencia a todos e nela plantavam milho, abóbora, feijão, amendoim e outros. Enquanto a plantação crescia, coletavam frutos silvestres, mel e pinhão.
          Também a caça e a pesca forneciam alimentos. Caçavam antas, catetos, porcos do mato e outros animais.
          Os Kaingáng caçavam com arco e flecha e armadilhas. A pesca era feita também era feita com arco e flecha ou com as mãos. Também tinham uma técnica de pegar peixe chamada de PARIS. O PARIS era feito com a construção de uma barragem de pedra em forma de U em rios, como o Rio Tibagi e seus afluentes.
          O arco e flecha eram feitos de madeira e cordas, de cipó ou de casca de urtiga, as flechas, de taquara fina, tinha a ponta feita de osso ou madeira.
          Quando ficavam doentes, os Kaingáng eram tratados com ervas, folhas, cascas e raízes, pelo KUIÃ, que tinha o poder de curar. O KUIÃ era, para os Kaingáng, o que o médico e o sacerdote são para nós.
          O cacique era o chefe, mas trabalhava como todos os outros, tendo posição destacada somente nas festas e funerais.
          Para ser cacique, a pessoa deveria ser guerreiro valente, sábio e falar muito bem.


       Atividades

                1.     Assinale as alternativas certas:
a)    O território Kaingáng era:
(    ) Muito grande e organizados em alas.
(    ) Muito grande e organizados em tribos.
(    ) Muito grande e desorganizados.

b)    O Cacique era:

(    ) O médico.
(    ) O KUIÃ.
(    ) O chefe.


c)     Os Kaingáng caçavam:

(    ) Com arco e espingarda.
(    ) Com uma técnica chamada PARIS.
(    ) Arco e flecha e armadilhas.


                      2.     Responda as questões:

a)    Como era a terra onde os Kaingángs viviam?
b)    Como era formada as tribos?
c)     Cite alguns alimentos que os Kaingáng plantavam em suas terras:
d)    Quais armas usadas em caças pelos Kaingáng?
e)    Como era confeccionados o arco e flecha?
f)      O que acontecia quando os Kaingángs ficavam doente?
g)    Quem era o Cacique?

             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º  ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.