PLANO
DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Turma:
4º ano
Disciplinas
envolvidas: Língua Portuguesa
Conteúdos:
Interpretação de texto, leitura e oralidade. Produção de texto.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
· Ler com compreensão e autonomia;
·
Interpretar
as questões;
·
Produzir
um texto de acordo com o tema proposto utilizando as convenções gráficas:
paragrafação e pontuação.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º dia
Passar
no quadro o texto “A galinha e os ovos de ouro” juntamente com as
questões; Pedir-lhes que leiam com atenção para uma maior compreensão textual.
2º dia
Reler
o texto novamente observando a estrutura, personagens, enredo; Após, pedir-lhes
que produzam uma história similar baseando-se na Fábula “A galinha e os ovos de ouro”; A história deve
conter a mesma estrutura, mas personagens, ambientes, trama, devem ser
diferentes.
RECURSOS
DIDÁTICOS: Quadro negro, materiais individuais do aluno.
AVALIAÇÃO:
·
Durante a leitura expontânea,
verificar se o aluno lê com entonação e fluência.
·
Durante a interpretação
observar se o aluno consegue responder com autonomia.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA: http://pt.scribd.com/doc/127021328/Atividades-diagnosticas-5%C2%BA-ano
A galinha e os ovos de ouro
Esopo
Certa manhã, um fazendeiro descobriu
que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa,
mostrou-o à mulher, dizendo:- Veja! Estamos ricos! Levou o ovo ao mercado
e vendeu-o por um bom preço. Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de
ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim aconteceu durante muitos
dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E
pensou: “Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um
tesouro!”.
Matou a galinha e, por dentro,
ela era igual a qualquer outra.
Moral:
Quem tudo quer tudo perde.
1- No trecho “Levou o ovo ao
mercado e vendeu –o por um bom preço”, a
palavra sublinhada refere-se à
( A) Bom.
( B) Mercado.
( C) Ovo.
( D) Preço.
2- O homem ficou rico porque
( A) Apanhou o ovo, correu para casa e
mostrou para a esposa.
( B) Descobriu que tinha no quintal uma
galinha que botava ovos.
( C) Matou uma galinha que tinha um
tesouro dentro da barriga.
( D) Vendeu ovos de ouro no mercado durante
vários dias.
3- O ponto de exclamação em
“Estamos ricos!” indica que o fazendeiro está
(A) Irritado.
(B) Surpreso.
(C) Tranquilo.
(D) Triste.
4- A história trata, principalmente, da: (Usar o dicionário)
( A) Esperteza.
( B) Ganância.
( C) Ignorância.
( D) Maldade.
5- Por que o fazendeiro resolveu matar galinha?
6- O que o fazendeiro acreditou que havia dentro da galinha
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA: http://pt.scribd.com/doc/127021328/Atividades-diagnosticas-5%C2%BA-ano
na atividade qual e a palavra que ta sublinhada??
ResponderExcluirTô procurando a palavra sublinhada também.
ExcluirDesculpe, sublinhei agora! Obrigada.
ExcluirDesculpe, sublinhei agora! Obrigada.
ResponderExcluir