PLANO
DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Turma:
4º ano
Disciplinas
envolvidas: Língua Portuguesa
Conteúdos:
Interpretação de texto, leitura e oralidade.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
· Ler com compreensão e autonomia;
·
Interpretar
as questões;
·
Produzir
um texto de acordo com o tema proposto utilizando as convenções gráficas:
paragrafação e pontuação.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º momento
Entregar
o livro: Caderno de atividades e pedir que leiam o texto “ O GALO E A RAPOSA”;
Orientá-los para que leiam com atenção; Pedir-lhes que leiam novamente o texto com
atenção para uma maior compreensão textual e que resolvam as questões do livro;
Após passar no quadro mais questões referentes ao texto para que haja uma
continuidade da interpretação.
RECURSOS
DIDÁTICOS: Quadro negro, materiais individuais do aluno, Livro:
Caderno de atividades.
AVALIAÇÃO:
·
Durante a leitura
expontânea, verificar se o aluno lê com entonação e fluência.
·
Durante a interpretação
observar se o aluno consegue responder com autonomia.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA: http://roseartseducar.blogspot.com.br/2012/10/o-galo-e-raposa-com-interpretacao.html
O Galo e a Raposa
No meio dos galhos de uma árvore bem alta
um galo estava empoleirado e cantava a todo o volume. Sua voz esganiçada ecoava
na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se
aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar
algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo,
cumprimentou o galo dizendo:
__ Ó
meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e
harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar?
Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora
vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com
calma sobre as grandes novidades!
O
galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia,
fingiu que estava vendo uma coisa lá de longe. Curiosa, a raposa quis saber o
que ele estava olhando com ar tão preocupado.
__
Bem – disse o galo –, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
__
Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
__ O
que é isso, prima? – disse o galo. – Por favor, não vá ainda! Já estou
descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempos de
paz?!
__
Não, não é medo – disse a raposa –, mas ... e se eles ainda não estiverem
sabendo da proclamação?
Moral: Cuidado com as amizades repentinas.
(Fábulas de Esopo. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo. Companhia das Letrinhas.
1999, p.22)
Que tipo de texto é esse? Justifique:
Interpretação
do Texto
1
– Relacione:
( 1 ) Vilão da história
( 2 ) Problema que deixa o galo em
situação difícil
( 3 ) Personagem principal
( 4 ) Atitude do Galo
( ) O interesse da
raposa em comer o galo
( ) Galo
( ) Raposa
( ) A estratégia do
galo para não ser comido pela raposa
2
– Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F)
para
as falsas:
( ) O galo
considera a raposa sua prima de verdade.
( ) A raposa
considera o galo seu primo de verdade.
( ) O galo não
acreditava na raposa.
( ) A raposa
acreditou no galo.
3 – Marque a alternativa correta em cada questão:
A raposa para tentar
enganar o galo afirmou:
a – Todos temos que nos
respeitar.
b – A partir de agora
seremos todos os bichos, irmãos.
c – Só alguns é que
podem se perseguir.
d – A guerra está
proclamada.
4- A moral da fábula nos ensina:
a – Devemos ter amigos.
b – Devemos ter cuidado
com as amizades que fazemos.
c – Devemos cuidar dos
amigos que temos.
d – Devemos não nos preocupar
em fazer amizades.
amei essa faula
ResponderExcluir