PLANO
DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Turma:
4º ano / 5º ano
Disciplinas
envolvidas: Língua Portuguesa
Conteúdos:
Produção de texto; Interpretação oral; Poema
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
· Ouvir o poema com compreensão;
·
Interpretar
oralmente e contextualizar com seu cotidiano;
·
Produzir
um texto de acordo com o tema proposto utilizando as convenções gráficas:
paragrafação e pontuação.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º momento
Ler o poema “´Duas dúzias de coisinhas à toa
que deixam a gente feliz - Otávio Roth”; Ler novamente e conversar sobre o
poema, sua estrutura, verbos, substantivos, etc.; Se necessário, ler novamente.
2º momento
Reler
o poema novamente observando a estrutura, desejos, vontades, sentimentos; Após,
pedir-lhes que produzam um poema similar similar baseando-se na história “´Duas
dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz - Otávio Roth”; A história
deve conter a mesma estrutura, mas o aluno deverá usar o que deixa ele feliz; O
texto deve conter de 15 coisas que deixam ele feliz.
RECURSOS
DIDÁTICOS: Quadro negro, materiais individuais do aluno.
AVALIAÇÃO:
·
Durante a leitura
verificar se o aluno presta atenção.
·
Durante a produção
observar se o aluno consegue fazer com autonomia, coêrencia.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA: http://escrevereprolongarotempo.blogspot.com.br/2010/03/duas-duzias-de-coisinhas-toa-que-deixam.html
Anexo I
Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a
gente feliz
Otávio Roth
Passarinho na janela, pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato andando no
telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de
manhã, dropes de hortelã, grito de Tarzan.
Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa, pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na
mão, dias quentes de verão, descer pelo corrimão.
Almoço de domingo, revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim, lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a
gente feliz.
São Paulo: Ática, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.