PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 4º
b)
Disciplinas
envolvidas: História e Arte
c) Conteúdos: Os
primeiros habitantes – Índios Kaingang / Criação de desenhos – Pintura –
Releitura.
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Reconhecimento da
diversidade sócio-cultural desses povos, conhecendo sua cultura e
influência na formação de Londrina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Expressar de forma
clara e coerente;
·
Redigir
relatório a partir do tema estudado;
·
Conhecer
aspectos relevantes da cultura indígena em seu cotidiano;
·
Identificar
alguns povos indígenas oriundos de diferentes regiões;
· Produzir através de
ilustrações a vida dos Kaingangs
3)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Iniciando
a aula, induzir os alunos a uma conversação sobre os índios, buscando neles
seus conhecimentos prévios; Apresentar os Índios Kaingangs como sendo nossos
primeiros habitantes através do livro e do texto digitado (Pág.44); Após,
resolver as atividades inerentes ao tema.
Em
um segundo momento entregar em fichas digitadas a sequência da História dos
Índios Kaingangs em Londrina, para que ilustrem cada momento de acordo com a
escrita (TRABALHO DE HISTÓRIA).
4)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Livro
didático, caderno de história, quadro, folhas digitadas e demais materiais do
aluno.
5)
AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias.
6)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir —
história do Paraná, 4º e 5º ano
: volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD,
2011.
7)
ANEXOS:
Atividades / texto digitado
Como
viviam e quem eram os habitantes de Londrina?
Como vivia
antigamente a sociedade Kaingáng?
Muitos povos indígenas
viviam em nossa região, entre eles os Guarani e os Kaingáng.
O território Kaingáng
era muito grande e organizado em tribos. Cada tribo era formada por
várias
aldeias.
Os Kaingáng não ficavam parados muito
tempo no mesmo lugar, saíam explorando o grande espaço que possuíam, sempre
unidos ao grupo familiar.
A terra onde viviam, pertencia a todos
e nela plantavam milho, abóbora, feijão, amendoim e outros. Enquanto a
plantação crescia, coletavam frutos silvestres, mel e pinhão.
Também a caça e a pesca forneciam
alimentos. Caçavam antas, catetos, porcos do mato e outros animais.
Os Kaingáng caçavam com arco e flecha
e armadilhas. A pesca era feita também era feita com arco e flecha ou com as
mãos. Também tinham uma técnica de pegar peixe chamada de PARIS. O PARIS era
feito com a construção de uma barragem de pedra em forma de U em rios, como o
Rio Tibagi e seus afluentes.
O arco e flecha eram feitos de madeira
e cordas, de cipó ou de casca de urtiga, as flechas, de taquara fina, tinha a
ponta feita de osso ou madeira.
Quando ficavam doentes, os Kaingáng eram
tratados com ervas, folhas, cascas e raízes, pelo KUIÃ, que tinha o poder de
curar. O KUIÃ era, para os Kaingáng, o que o médico e o sacerdote são para nós.
O cacique era o chefe, mas trabalhava
como todos os outros, tendo posição destacada somente nas festas e funerais.
Para ser cacique, a pessoa deveria ser
guerreiro valente, sábio e falar muito bem.
Atividades
1.
Assinale
as alternativas certas:
a)
O
território Kaingáng era:
( )
Muito grande e organizados em alas.
( ) Muito
grande e organizados em tribos.
( ) Muito
grande e desorganizados.
b)
O
Cacique era:
( ) O
médico.
( ) O
KUIÃ.
( ) O
chefe.
c)
Os
Kaingáng caçavam:
( )
Com arco e espingarda.
( ) Com
uma técnica chamada PARIS.
( ) Arco
e flecha e armadilhas.
2.
Responda
as questões:
a)
Como
era a terra onde os Kaingángs viviam?
b)
Como
era formada as tribos?
c)
Cite
alguns alimentos que os Kaingáng plantavam em suas terras:
d)
Quais
armas usadas em caças pelos Kaingáng?
e)
Como
era confeccionados o arco e flecha?
f)
O
que acontecia quando os Kaingángs ficavam doente?
g)
Quem
era o Cacique?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.