PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 4º
b) Disciplinas envolvidas: Geografia
c) Conteúdos: Zona
rural e zona urbana, mapa, legenda.
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Reconhecer a diferença e características das zonas rural
e urbana, identificando no mapa de Londrina suas localizações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Distinguir paisagens
urbanas e rurais;
· Conceituar
urbano e rural;
· Conhecer as
principais atividades econômicas desenvolvidas na área rural de Londrina;
· Perceber a relação existente
entre o rural e o urbano.
3)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Iniciando
a aula, induzir os alunos a uma conversação sobre o que entendem por zona rural
e zona urbana, levantando seus conhecimentos prévios. Em seguida, passar no
quadro o texto em anexo. O mapa será carimbado e os alunos deverão colorir,
construindo em seu caderno o legenda.
4)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Caderno
de geografia, lápis de cor e demais materiais do aluno.
5)
AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias.
6)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir —
história do Paraná, 4º e 5º ano
: volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD,
2011.
7)
ANEXOS:
Atividades / texto digitado
Anexo
1
A relação entre o Rural e o Urbano em
Londrina.
É
muito importante lembrar sempre que, apesar de diferentes, a zona rural e a
zona urbana necessitam uma da outra em suas diferentes atividades. Uma indústria localizada na cidade, por
exemplo, depende das matérias primas produzidas no campo. O campo, por sua vez,
depende das máquinas (tratores, arados, colheitadeiras, etc.) produzidas pelas
indústrias localizadas na cidade. Essa troca revela a integração existente
entre as atividades econômicas praticadas nos espaços rural e urbano.
Observe um exemplo dessa
relação:
·
O agricultor cuida da terra, planta e colhe
as sementes de algodão;
·
Tudo o que é colhido segue para a indústria.
·
Na indústria o algodão é transformado em
linha e tecido;
·
Com o tecido fabricam-se roupas;
·
As roupas são vendidas nas lojas e utilizadas
por todas as pessoas.
Em nosso município a produção agrícola é variada, sendo o
milho, o trigo, a soja, a uva e o café os seus principais produtos. Destacam-se
ainda a criação de gado, chamada pecuária,
principalmente a criação de gado bovino para corte e a criação de suínos.
Na agricultura, produzimos grandes quantidades de arroz, tomate, algodão,
rami e outros. As pessoas que moram na zona rural vão á cidade para passear,
fazer compras, receber atendimento médico e vender o que produzem.
1-
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O centro e os bairros formam a Zona
urbana.
( ) O centro e os bairros formam a zona rural.
( ) Normalmente, o município é composto de
área urbana e área rural.
( ) Alguns municípios atualmente não possuem
área rural.
( ) A área rural também é conhecida como
campo.
( ) A área rural tem mais concentração de
comércio e serviços.
2-
O município de Londrina é composto de:
( ) apenas área rural.
( ) apenas área urbana.
( ) área urbana e área rural.
Tarefa
1-
Faça uma lista com 10 produtos que você usa
no seu dia a dia. Depois, distribua os produtos na tabela, de acordo com sua
origem:
Para o meu
dia-a-dia dependo:
|
|
Da
zona rural para ter:
|
Da
zona urbana para ter:
|
|
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir —
história do Paraná, 4º e 5º ano
: volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD,
2011.
Organizadora: Professora Vivian Cavassani
parabens
ResponderExcluir