PLANO
DE AULA
1)
IDENTIFICAÇÃO
a) Turma: 4º
b) Disciplinas envolvidas: Geografia
c) Conteúdos: Zona
rural e zona urbana, mapa, legenda.
2)
OBJETIVOS
GERAIS:
Reconhecer a diferença e características das zonas rural
e urbana, identificando no mapa de Londrina suas localizações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar
as diferentes formas de representação do espaço geográfico através do mapa;
·
Construir
legendas;
·
Distinguir
paisagens urbanas e rurais;
· Conceituar
urbano e rural;
· Conhecer as
principais atividades econômicas desenvolvidas nas áreas rural e urbana;
3)
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
Iniciando
a aula, induzir os alunos a uma conversação sobre o que entendem por zona rural
e zona urbana, levantando seus conhecimentos prévios. Em seguida, passar no
quadro o texto em anexo. O mapa será carimbado e os alunos deverão colorir,
construindo em seu caderno o legenda.
4)
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Caderno
de geografia, quadro, carimbo, lápis de cor e demais materiais do aluno.
5)
AVALIAÇÃO:
Observar os
avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias.
6)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir —
história do Paraná, 4º e 5º ano
: volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD,
2011.
7)
ANEXOS:
Atividades / texto digitado
Anexo
1
ZONA
RURAL E ZONA URBANA
O
município pode ser dividido em duas partes: Zona Rural (campo) e Zona Urbana
(cidade). Veja no mapa a situação de Londrina:
A
zona rural ou campo e a zona urbana ou cidade dependem uma da outra e, em seus
espaços as pessoas trabalham em vários tipos de atividades.
Numa
zona urbana, temos a parte central e
vários bairros. No centro, encontramos o maior número de lojas, prédios
públicos, escritórios, bancos, cinemas, restaurantes, praças e avenidas, por
isso o movimento de pessoas e veículos é muito maior do que nos bairros.
(desenho)
Na Zona Rural as pessoas vivem em sítios,
granjas, chácaras ou fazendas, que às vezes são distantes umas das outras. Na zona rural, as pessoas trabalham em
contato com a natureza, cultivando a terra e criando animais. As pessoas que
moram na zona rural vão á cidade para passear, fazer compras, receber
atendimento médico e vender o que produzem.
(desenho)
Existem
cidades, como São Paulo, por exemplo, que têm sua zona urbana tão desenvolvida
que não possuem zona rural.
Tarefa:
1-
Marque U para urbano e R para rural
( ) casas próximas umas das outras
( ) rios limpos
( ) rios poluídos
( ) sítios, chácaras e fazendas.
( ) comércios
2-
Desenhe uma paisagem rural e uma paisagem
urbana.
2- Você
mora na área urbana ou área rural de nosso município? Justifique sua resposta.
Fonte:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.
Organizadora: Professora Vivian Cavassani
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.