(Colocar o nome da escola)
Aluno(a)=...................................................................................................................
Professor(a)=.............................................................................................................
Valor: 5,0
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Nota:_____
A T E N Ç Ã O
Preencha o cabeçalho.
Evite pedir material emprestado durante a prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova
Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando bem antes
de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de
Entregá-la.
Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um
valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais.
Questão 01: (0,8 ponto – 0,2 cada)
Quatro tortas
de tamanho igual foram divididas em um número diferente de fatias do mesmo
tamanho, como mostra a figura.
1.
Uma fatia de torta de
maçã corresponde a que porção de torta?
(A) 1/5 (B) 1/4 (C)1/6 (D) 1/7
2. Duas fatias de torta
de pêssego correspondem a que porção da torta?
(A) 2/5 (B) 3/4 (C) 2/6 (D) 6/7
3. Como as fatias da
torta de framboesa eram muito grandes, decidiu-se dividir cada
fatia
em duas iguais. As novas fatias correspondem agora a que porção de torta?
(A) 1/5 (B)1/8 (C)1/6 (D)2/4
4. No final não sobrou
nenhuma fatia de torta de chocolate. A parte consumida da torta
corresponde a:
(A)4/5 (B) 1/5 (C) 1 (D)0,5
Questão 02: (0,6 ponto
– 0,2 cada)
A
figura representa a planta de um terreno.
1. Que fração é ocupada pela garagem?
Resposta:______________________________________________________________
2. Qual é a fração ocupada pela casa e pela piscina?
Resposta:_______________________________________________________________
3. Dá um exemplo de uma zona que ocupe 5/9 da área total.
Resposta:_________________________________________________________
Questão 03: (0,6 ponto – 0,2 cada)
1.
Para cada figura, escreva
a fração
e o número misto que representa a parte colorida:
FRAÇÃO= NÚMERO MISTO=
FRAÇÃO= NÚMERO MISTO=
FRAÇÃO= NÚMERO MISTO=
Questão 04: (0,6 ponto – 0,1 cada)
1. Assinale
as afirmações verdadeiras:
( ) Uma fração menor que 1 é
chamada de fração imprópria.
( ) A fração 4/9 é uma fração própria.
( ) Converti o número misto 2 ¼ e obtive como
resultado a fração imprópria: 9/4.
( ) Se eu dividir o número natural 26536 terei
como resultado o número 4432.
( ) A
fração 7/7 indica o número natural 1.
( ) Ao calcular 2/5 + 6/5 terei como resposta a
fração imprópria 8/5.
Questão 05: (0,4 ponto)
1.
Converta as seguintes frações impróprias
em números mistos:
a) 9/2=
|
b) 12/5=
|
c)15/4=
|
d) 7/3=
|
Questão 06: (1,0
ponto - 0,5 cada)
1.
Em um banheiro tem uma parede com 15
fileiras com 10 azulejos e outra parede com 13 fileiras com 10. Quantos azulejos
tem no banheiro?
a)
100
b)
130
c)
150
d)
280
2. Tendo somente uma nota de R$ 20,00, comprei
um saquinho de pipoca por R$ 2,75, um suco por R$ 2,00 e quatro balas por R$
0,50. Quanto devo receber de troco?
a)
R$ 14,15
b)
R$ 14,25
c)
R$ 14,50
d)
R$ 14,75
Questão 07: (1,0 ponto - 0,2 cada)
1.
Calcule as operações fundamentais: ( Resolver
na folha em anexo)
a)
12369+56298+159=
|
d)60258-12396=
|
b) 12354 X
34=
|
e)65026
:6=
|
c) 6798 X
8=
|
|
Fonte: Google - Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo / Portugal
ORGANIZADORA: Débora Francischini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.