sábado, 22 de março de 2014

Zona Rural e Zona Urbana



PLANO DE AULA
1)    IDENTIFICAÇÃO

      a)    Turma: 4º            
      b)    Disciplinas envolvidas: Geografia
      c)    Conteúdos: Zona rural e zona urbana, mapa, legenda.

2)    OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer  a diferença e características das zonas rural e urbana, identificando no mapa de Londrina suas localizações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Distinguir paisagens urbanas e rurais;
·       Conceituar urbano e rural;
·       Conhecer as principais atividades econômicas desenvolvidas na área rural de Londrina;
·       Perceber a relação existente entre o rural e o urbano.

3)    DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Iniciando a aula, induzir os alunos a uma conversação sobre o que entendem por zona rural e zona urbana, levantando seus conhecimentos prévios. Em seguida, passar no quadro o texto em anexo. O mapa será carimbado e os alunos deverão colorir, construindo em seu caderno o legenda.


4)    RECURSOS DIDÁTICOS:
Caderno de geografia, lápis de cor e demais materiais do aluno.

5)    AVALIAÇÃO:
Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias.

6)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º  ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.



7)    ANEXOS: Atividades / texto digitado


Anexo 1
A relação entre o Rural e o Urbano em Londrina.
É muito importante lembrar sempre que, apesar de diferentes, a zona rural e a zona urbana necessitam uma da outra em suas diferentes atividades.  Uma indústria localizada na cidade, por exemplo, depende das matérias primas produzidas no campo. O campo, por sua vez, depende das máquinas (tratores, arados, colheitadeiras, etc.) produzidas pelas indústrias localizadas na cidade. Essa troca revela a integração existente entre as atividades econômicas praticadas nos espaços rural e urbano.
Observe um exemplo dessa relação:
·       O agricultor cuida da terra, planta e colhe as sementes de algodão;
·       Tudo o que é colhido segue para a indústria.
·       Na indústria o algodão é transformado em linha e tecido;
·       Com o tecido fabricam-se roupas;
·       As roupas são vendidas nas lojas e utilizadas por todas as pessoas.
Em nosso município a produção agrícola é variada, sendo o milho, o trigo, a soja, a uva e o café os seus principais produtos. Destacam-se ainda a criação de gado, chamada pecuária, principalmente a criação de gado bovino para corte e a criação de suínos.
Na agricultura, produzimos grandes quantidades de arroz, tomate, algodão, rami e outros. As pessoas que moram na zona rural vão á cidade para passear, fazer compras, receber atendimento médico e vender o que produzem.
1-    Marque V para verdadeiro e F para falso:

(   ) O centro e os bairros formam a Zona urbana.
(   ) O centro e os bairros formam a zona rural.
(   ) Normalmente, o município é composto de área urbana e área rural.
(   ) Alguns municípios atualmente não possuem área rural.
(   ) A área rural também é conhecida como campo.
(   ) A área rural tem mais concentração de comércio e serviços.

2-    O município de Londrina é composto de:
(   ) apenas área rural.
(   ) apenas área urbana.
(   ) área urbana e área rural.
Tarefa
1-    Faça uma lista com 10 produtos que você usa no seu dia a dia. Depois, distribua os produtos na tabela, de acordo com sua origem:
Para o meu dia-a-dia dependo:
Da zona rural para ter:
Da zona urbana para ter:





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Tuma, Magda Madalena Viver é descobrir — história do Paraná, 4º e 5º  ano : volume único / Magda Madalena Tuma. — 1. ed. — SãoPaulo : FTD, 2011.

Organizadora: Professora Vivian Cavassani

Um comentário: